O Uruguai está aflito com a situação de Juan Izquierdo, que sofreu uma arritmia cardíaca no último dia 22, em jogo contra o São Paulo no Morumbi, e está internado desde então. Nesta segunda-feira (26), a AUF (Associação Uruguaia de Futebol) suspendeu as atividades do maior campeonato do país, que tinha rodada prevista durante a semana, devido ao estado de saúde do zagueiro do Nacional.
A entidade, anteriormente, já havia adiado a rodada do último final de semana, reprogramando as partidas para ocorrerem entre terça (27) e quinta (29). No entanto, considerando que não há clima para a prática do futebol profissional, ainda mais com as atualizações do estado de saúde de Izquierdo, a AUF optou por suspender as próximas do Clausura — etapa do Campeonato Uruguaio.
De acordo com comunicado, a federação, em breve, divulgará as datas em que as rodadas 2 e 3 desta parte do torneio serão realizadas.
Relembre o caso
Izquierdo está hospitalizado desde o dia 22, quando precisou ser levado de ambulância diretamente do Morumbi, após sofrer uma arritmia durante a segunda partida das oitavas de final da Libertadores contra o São Paulo. Ele, que havia entrado em campo no intervalo, acabou se desequilibrando e caindo sozinho no gramado aos 38 minutos do segundo tempo.
Os jogadores de ambas as equipes ficaram preocupados e pediram a entrada do atendimento médico, que agiu rapidamente. O atleta de 27 anos foi imobilizado, retirado do estádio ainda consciente e encaminhado para a unidade do Morumbi do Hospital Albert Einstein. Após o incidente, a partida prosseguiu, e o Nacional foi eliminado ao perder por 2 a 0.
No domingo (25), exames apontaram agravamento do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana no atleta. Anteriormente, havia sido divulgado pelos médicos que o jogador sofreu uma parada cardíaca ao chegar no hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo.