O boxe brasileiro tem um novo campeão mundial. Trata-se de Robson Conceição, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, que venceu neste sábado (6), no Prudential Center, em Newark, Estados Unidos, o norte-americano O'Shaquie Foster, por pontos, após 12 assaltos, para conquistar o cinturão dos pesos super-penas (até 58,9kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
A decisão foi dividida. Dois jurados apontaram o brasileiro como vencedor (116-112 e 115-13) e um viu o americano melhor na luta (116-112). O resultado foi muito criticado pela imprensa americana, que considerou o resultado um "roubo".
Essa foi a quarta tentativa de Robson Conceição, que está com 35 anos. Em 2021, havia perdido por pontos para Oscar Valdez. Um ano depois, acabou superado por Shakur Stevenson. No ano seguinte, empatou com Emanuel Navarrete. Como o mexicano era o atual campeão, teve o benefício de se manter com o cinturão.
Com um cartel de 19 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, Robson Conceição valorizou a conquista.
— Quando eu prometo, eu cumpro. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje (sábado, 6). Obrigado meu Deus. Obrigado equipe. Obrigado família. Somos campeões do mundo — comemorou logo após ser declarado vencedor.
Foster estava inconformado com o resultado.
— Eu não sei nem o que dizer. Quero uma revanche imediata — disse o americano, de 30 anos, que perdeu pela terceira vez na carreira. Ele soma 22 vitórias, com 12 nocautes.
Além de Robson, o boxe brasileiro tem como campeões mundiais Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Popó Freitas, Valdemir Sertão Pereira e Patrick Teixeira. No feminino, Rose Volante foi campeã e Beatriz Ferreira, que vai disputar a Olimpíada de Paris, é a atual campeã peso leve da Federação Internacional de Boxe.
Robson Conceição entrou para o hall dos boxeadores que somam o título mundial profissional e também a medalha de ouro olímpica. Este é um feito inédito no pugilismo nacional.