O jornalista Marco Aurélio Souza estreia como colunista de GZH nesta segunda-feira (3). O reforço do Grupo RBS chega para se somar ao time de comunicadores e também está integrado a um novo projeto digital que será lançado em breve.
Com 25 anos de carreira, Marco Aurélio carrega uma larga experiência no jornalismo esportivo. Apaixonado por contar histórias e apresentar personagens do mundo da bola, o comunicador conta que suas colunas sempre terão a dupla Gre-Nal como ponto de partida ou de chegada, mas não se furtará de abordar outros temas. Por 18 anos, ele atuou na Rede Globo, em São Paulo, e essa experiência, com certeza, transbordará para as telas do público gaúcho.
Depois de deixar Porto Alegre em dezembro de 2002, quando se transferiu para a RBS TV Florianópolis, o jornalista reencontra as origens. Marco Aurélio começou na Zero Hora, onde atuou por três anos. Do jornal, migrou para a RBS TV em Porto Alegre e também atuou na Gaúcha.
— Eu aceitei esse desafio, primeiro, porque é o lugar onde nasci profissionalmente. Eu sempre brinco que sou formado nas categorias de base da RBS. Comecei na Zero Hora quando estava no terceiro semestre da faculdade. Estou voltando para um time grande para fazer outras coisas. O meu sim passa diretamente por essas outras coisas — afirma.
Contador de histórias
Marco Aurélio Souza conta que conseguiu realizar na carreira todos os sonhos de quando era apenas um estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, Libertadores, Mundiais — entre eles, os mais recentes de Grêmio e Inter — competições de vôlei, futsal, entre outras.
Contudo, mais do que coberturas, ele tem uma história favorita. Em 2019, recebeu o prêmio Fifa Fan Awards ao apresentar ao mundo Silvia Grecco, a mãe palmeirense que narra os jogos para o filho Nickollas, deficiente visual.
— Em 2018, o Felipão era treinador do Palmeiras, eu estava no campo e olhei atrás do banco de reservas e e encontrei a Silvia narrando o jogo para o Nickollas. É a maior história da minha vida — lembra.
Marco Aurélio Souza foi eleito o jornalista do ano pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo em 2019. Ele é coautor da biografia de Bruno Rezende, o Bruninho, jogador de vôlei mais vitorioso do Brasil, e autor da biografia de Jackson Follmann, um dos sobreviventes do acidente com a avião da Chapecoense. Os dois livros serão lançados em 2024.