Além do bom futebol e de fortes emoções, a Eurocopa reserva despedidas de grandes craques. Uma das principais, já anunciada, é a do volante Toni Kroos. Aos 34 anos, o meia alemão anunciou sua aposentadoria em maio. Seu último jogo pelo Real Madrid, onde virou ídolo, foi justamente a final da Champions League contra o Borussia Dortmund. Ele havia definido sua aposentadoria pela seleção em 2021, mas voltou atrás e fará sua despedida oficial nesta Euro.
Porém, outros craques como Cristiano Ronaldo, Manuel Neuer, Thomas Müller, Modrić, Giroud e até Lewandowski também podem fazer suas últimas apresentações por suas seleções. Isso porque, além da idade avançada para um atleta, ainda não há a certeza de que seus países se classificarão para a próxima edição do torneio. Com isso, a Eurocopa 2024 pode ser a última destes jogadores.
GZH selecionou 15 grandes jogadores que podem estar se despedindo de suas seleções nesta Euro. Confira.
Os 15 craques que podem fazer sua última Eurocopa em 2024
Manuel Neuer (Alemanha)
Goleiro campeão do mundo em 2014, Neuer completou 38 anos em março e vai para a sua quarta e possível última Eurocopa. A estreia da Alemanha na competição, na sexta-feira (14), contra a Escócia, será a 120ª partida do goleiro com a camisa da seleção alemã. Ele jogou as últimas 13 temporadas pelo Bayern de Munique, onde foi campeão de tudo.
Thomas Müller (Alemanha)
Artilheiro e campeão do Mundial de 2014, Müller completa 35 anos em setembro e se aproxima de aposentadoria dos gramados. Inclusive, após a Copa do Mundo do Catar, o atacante chegou a publicar uma mensagem de agradecimento, em tom de despedida da seleção da Alemanha. No entanto, se colocou à disposição de sua seleção no ano passado. O atacante já não ocupa a titularidade da equipe do Bayern de Munique há algum tempo, apesar de entrar quase sempre durante as partidas.
Yan Sommer (Suíça)
Prestes a completar 36 anos, Yan Sommer segue sendo um dos principais destaques da seleção Suíça. Ele é titular tanto na sua seleção quanto na Inter de Milão, onde atua desde meados de 2023. Por estar em alto nível, é provável que seja convocado ainda para a Copa de 2026. Porém, caso a Suíça não se classifique para o Mundial, essa pode ser a última grande competição do goleiro por seu país.
Luka Modrić (Croácia)
Modrić chega aos 39 anos em setembro. Jogador do Real Madrid nas últimas 12 temporadas, o meia estreou pela seleção croata em 2006. Ele já disputou quatro Copas do Mundo e quatro Euros. Recentemente, o craque renovou vínculo com o clube espanhol até junho de 2025, quando deve anunciar sua aposentadoria em definitivo.
Ivan Perišić (Croácia)
Após passagens por Inter de Milão, Bayern de Munique e Tottenham, Perišić retornou para seu país para atuar no Hajduk Split, clube que o revelou para o futebol. Mesmo sendo uma peça-chave da seleção croata, o atacante completa em setembro 36 anos e se encaminha para pendurar suas chuteiras após uma série de lesões nas últimas temporadas.
Jesús Navas (Espanha)
Campeão mundial em 2010 e da Euro de 2012, Jesús Navas, com 38 anos, irá se despedir da sua seleção neste ano. Seu vínculo com o Sevilla, clube em que ele foi revelado, retornou em 2017 e virou lenda, vai até dezembro de 2024, data em que o atleta deixará os gramados para passar a trabalhar no clube no cargo que desejar com caráter vitalício.
Kasper Schmeichel (Dinamarca)
Com quase 38 anos de idade, é pouco provável que Schmeichel jogue a Eurocopa de 2028, apesar de ele não ter feito nenhum pronunciamento sobre possível aposentadoria da Seleção. Foi com essa mesma idade que seu pai, Peter Schmeichel, também goleiro, se despediu da seleção dinamarquesa.
Simon Kjaer (Dinamarca)
Outro jogador dinamarquês que vê sua aposentadoria cada vez mais próxima é o zagueiro e capitão Kjaer. No final desta temporada europeia, o defensor de 35 anos se despediu do Milan, clube que mais defendeu em sua carreira, e está livre no mercado. Por seu país, já disputou 130 jogos.
Dusan Tadić (Sérvia)
Prestes a completar 36 anos, o meia-atacante Tadić segue sendo um dos destaques de sua seleção. Participou das Copas de 2018 e 2022 e já soma mais de 100 partidas disputadas por seu país. Apesar de ainda atuar em alto nível também no seu time, o Fenerbahçe, sua idade relativamente avançada e a possibilidade de a Sérvia não se classificar para o próximo Mundial, aumentam a chance de a Euro ser, inclusive o último grande torneio de Tadić por sua nação.
Olivier Giroud (França)
Centroavante campeão do mundo em 2018 sem marcar um único gol na Copa da Rússia, Giroud foi peça fundamental no vice de 2022. Ele, que vai completar 38 anos em setembro, jogou pela primeira vez com a camisa francesa em 2011, sendo segundo colocado na Euro em 2016. No Milan, segue atuando com frequência. É pouco provável que Giroud seja convocado para a próxima Euro, quando terá quase 42 anos.
Robert Lewandowski (Polônia)
O maior atacante polonês da história, vencedor do Fifa The Best em 2020 e 2021, fará 36 anos em agosto. O peso da idade de Lewandowski começa a ser um dificultador na manutenção do ritmo para grandes confrontos, apesar de ainda somar bons números com a camisa do Barcelona e da seleção polonesa. Na próxima Euro, com quase 40 anos, é provável que ele já esteja aposentado.
Jan Vertonghen (Bélgica)
Com 37 anos completados em abril, Vertonghen é o jogador que mais atuou pela seleção belga, com 148 partidas até aqui. Após virar ídolo do Tottenham e do Benfica, o zagueiro retornou ao seu país em 2022 para atuar no Anderlecht e se encaminha, em breve, para a aposentadoria.
Rui Patrício (Portugal)
O goleiro campeão da Euro em 2016 se aproxima do fim de sua carreira. Na última temporada, Rui Patrício, de 36 anos, perdeu a titularidade na Roma, onde atua desde 2021. O treinador de Portugal, Roberto Martínez, tem aplicado nos últimos jogos um revezamento no gol de sua equipe titular entre Rui Patrício, José Sá e Diogo Costa.
Pepe (Portugal)
Aos 41 anos, o zagueiro luso-brasileiro Pepe foi convocado mais uma vez pela seleção de Portugal e atuará em sua quinta Eurocopa. O contrato do defensor com o Porto se encerrou neste fim de temporada europeia, mas ele já afirmou que gostaria de atuar por mais um ano antes de pendurar as chuteiras.
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Com 39 anos completados em fevereiro deste ano, Cristiano Ronaldo se aproxima de aposentadoria, apesar de não ter anunciado nenhuma posição sobre o assunto. Ele está desde 2022 no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Estreou na seleção portuguesa em 2003 e, de lá para cá, disputou 206 jogos, marcando 128 gols. Será sua sexta e última Eurocopa, tendo sido campeão em 2016 e vice em 2004. Foi artilheiro do torneio em 2012 e 2021.
*Produção: Leonardo Bender