As principais seleções do "velho continente" vão iniciar a disputa da Eurocopa 2024 no dia 14 de junho. O torneio que ocorre na Alemanha é a oportunidade para que grandes promessas do futebol despontem pelo seu país e, em alguns casos, chamem a atenção de clubes maiores do que os que atuam.
As gerações de cada seleção precisam ser renovadas para que as equipes sigam competitivas. Dessa forma, GZH separou cinco jovens jogadores que podem se destacar na Euro 2024 e quem sabe ajudem em uma campanha vitoriosa no dia 14 de julho em Berlim.
Lamine Yamal
A maior promessa da Espanha é o atacante Lamine Yamal, do Barcelona. Com apenas 16 anos, ele já é titular no seu clube disputando a Champions League, e será bastante utilizado pelo técnico Luis de la Fuente na Eurocopa.
O jovem atua pela ponta direita, tem repertório de dribles e uma canhota habilidosa. Yamal gosta de criar as próprias oportunidades, principalmente levando a bola para o meio. A falta de experiência poderia ser um ponto negativo para ele, mas a joia espanhola já parece um jogador experiente dentro de campo.
Warren Zaire-Emery
Atuando por uma das melhores seleções do mundo, Zaire-Emery é um jovem meio-campista de 18 anos que já se destaca pela visão de jogo, poder de marcação e qualidade no passe. Titular no Paris Saint-Germain, o meia terá mais concorrência na seleção francesa.
Mesmo assim, Zaire-Emery deverá ser uma boa opção saindo do banco de reservas durante a Eurocopa. Talento para assumir a posição ele tem, resta saber se conseguirá aproveitar as oportunidades da melhor maneira possível.
Kenan Yildiz
A Turquia chega a Eurocopa com dois jovens promissores. Arda Guler tem talento e condições de brigar pelo prêmio de craque da competição caso consiga desempenhar seu futebol. O outro nome é Yildiz, atacante de 19 anos que atua pela Juventus.
Pela equipe italiana, o jovem começou a ganhar mais oportunidades ao longo da temporada, sempre sendo uma boa opção para trazer algo diferente ao jogo. É um atacante que pode atuar como centroavante, mas costuma cair mais pelo lado do esquerdo, onde consegue executar dribles e criar jogadas em velocidade.
Florian Wirtz
Dependendo da campanha dos donos da casa na Euro 2024, Wirtz pode até mesmo brigar pelo prêmio de craque da competição. O meio-campista alemão de 21 anos se destacou por ser o principal nome do invicto Bayer Leverkusen na Bundesliga.
Clubes maiores já estão de olho no camisa 10, como o Real Madrid e o Barcelona. O motivo é simples, Wirtz é um jogador criativo, que finaliza bem de fora da área e tem a bola parada como uma das suas principais valências.
Vitinha
A temporada de Vitinha no PSG foi positiva e ele se tornou um dos principais jogadores da equipe francesa. Agora, na Eurocopa, a seleção portuguesa espera que ele assuma essas responsabilidade de ser o elemento pensante no meio de campo.
O jogador de 24 anos chega bem ao ataque, tem bom passe e já mostrou poder de decisão em jogos importantes. Vitinha é aquele meia "motorzinho" que não para de correr nenhum minuto e está em todos os cantos do campo.