O brasileiro Wanderson Oliveira perdeu para o polonês Damian Durkacz por decisão dividida, nesta quarta-feira (29), e foi eliminado do Pré-Olímpico Final de boxe na categoria até 71kg. Com isso, Viviane Pereira é a única representante brasileira na competição em Bangcoc, na Tailândia, e está a duas vitórias da vaga olímpica na categoria até 75kg.
Wanderson de Oliveira, o Shuga, fez uma luta equilibrada contra Durkacz pelas oitavas de final do Pré-Olímpico. O polonês levou vantagem no primeiro round e ganhou por unanimidade. Na segunda parcial, o brasileiro foi melhor para dois juízes e a vitória do polonês se encaminhou. Shuga impôs um maior volume de golpes no último round, mas não conseguiu a virada e saiu derrotado em 4 a 1.
Medalhista de bronze no Mundial de 2023, o brasileiro encerrou sua participação no Pré-Olímpico após vencer duas lutas. Ele precisava chegar à semifinal ou vencer a repescagem para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos.
Viviane Pereira venceu sua luta de estreia e está nas oitavas de final da categoria até 75kg. Ela vai enfrentar a nigeriana Patricia Mbata, no sábado (1), e precisa ganhar mais dois combates para obter a classificação olímpica. Há quatro vagas em disputa em sua categoria. O boxe brasileiro já tem dez vagas asseguradas em Paris.