A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou nesta terça-feira (28) o ranking olímpico domountain bike. O Brasil conquistou uma vaga no feminino e outra no masculino para competir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A lista somou os pontos dos três atletas de maior ranking de cada país no período de classificação, que foi de 7 de maio de 2022 até 26 de maio de 2024. Os países que ocupam da primeira a oitava posição classificam dois atletas, enquanto as nações do nono ao décimo nono posto ganham vaga para dois competidores.
O Brasil terminou na nona colocação no ranking masculino e na décima no feminino. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) não divulgou quem serão os representantes do país nos Jogos. Os atletas que irão competir na França devem ser divulgados até o dia 17 de junho.
O mountain bike terá 72 atletas competindo em Paris, nos dias 28 e 29 de julho. País-sede, a França terá dois representantes e há duas vagas universais, que serão definidas por uma comissão tripartite. As outras 68 vagas, 34 femininas e 34 femininas, serão distribuídas com base no ranking olímpico da UCI.