Ver brasileiros torcendo para clubes europeus já não é mais uma grande novidade. E ao pensar em equipes da Europa, o Real Madrid é talvez o mais lembrado, tanto pelos títulos quanto pelos craques que vestem ou vestiram a camisa do time espanhol. Na última década, a presença de jogadores do nível de Cristiano Ronaldo, Benzema e, mais recentemente, Vinicius Jr. faz com que os merengues conquistem mais torcedores pelo mundo.
Um brasileiro começou a cultivar uma paixão pelo Real Madrid justamente pela admiração por um dos maiores ídolos da história do clube. O jornalista Enrique Paiva, 26 anos, conhecido como Rique na internet, gosta de futebol desde muito cedo e seu contato inicial com o esporte na Europa se deu por conta do português Cristiano Ronaldo.
— Sou fã dele até hoje. Na época, ele jogava pelo Manchester United, mas eu não queria torcer para esse time. Minha mãe então me deu de presente uma camisa do Real Madrid (17 do Van Nistelrooy), que era absurdamente linda. Na sequência, o Cristiano Rolando foi para o Real Madrid e eu casei essas duas coisas — explica Rique Paiva, que tem um canal no YouTube com mais de 38 mil inscritos, além de quase 70 mil seguidores no Instagram.
Em 2015, após acompanhar diversas temporadas de sua residência, o brasileiro visitou pela primeira vez o Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Ali, Rique, na época com 16 anos, apaixonou-se de vez pelo clube e sua estrutura. A primeira experiência em uma partida do Real Madrid na Espanha foi em 2021, um momento inesquecível para o influenciador.
— Foi a primeira partida com retorno de público ao Bernabéu. Goleada de 5 a 2 contra o Celta de Vigo, com três gols do Benzema. Gravei tudo para o meu canal e aquele dia ficou gravado na minha vida. Aproveitei cada minuto, cheguei cedo, fiz imagens e fiquei olhando tudo igual a um moleque bobo — conta.
Mais uma decisão de Champions League
O Real Madrid vai disputar a 18ª final da Champions League da sua história neste sábado (1), às 16h. O duelo contra o Borussia Dortmund, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, pode resultar na 15ª "Orelhuda" para os merengues.
A expectativa por mais um título é grande para Rique. O jornalista já viu outras conquistas do Real Madrid, mas esta é a decisão a qual ele vê mais favoritismo para o seu time.
— Antes de começar esta Champions League eu não colocava o Real Madrid entre os favoritos para chegar à final. Apesar de ter um bom time e com a chegada do Bellingham, eu não conseguia ver isso. Porém, a classificação contra o Manchester City foi inacreditável. Quem não se entusiasmou depois disso para chegar até a final, realmente não torce para o Real Madrid.
Os merengues eliminaram o Manchester City nas quartas de final, após 4 a 4 no agregado. Nos pênaltis, o goleiro Lunin foi bem e garantiu a classificação. Na semifinal, o Real Madrid enfrentou o Bayern de Munique e mais uma vez, em confrontos equilibrados, avançou de fase para enfrentar o Borussia Dortmund.
— Favoritos porque o Borussia é a zebra desta edição. Mas é preciso ter muito cuidado com esse adversário.
E em um time tão bem servido de bons jogadores, Rique acredita que o brasileiro Vini Jr. será decisivo na final. O jornalista admira nomes como Bellingham, Modric e Kroos, mas sabe que o diferencial do Real Madrid é o camisa 7, assim como Cristiano Ronaldo foi por diversas vezes.
— Ele é o cara para decidir. Na final de 2022 contra o Liverpool, ele não era esse cara. O Benzema na época vivia uma temporada absurda, venceu a Bola de Ouro e fez muitos gols. Não achava que o Vini Jr. poderia decidir uma final, e o Real Madrid foi campeão com um gol dele — lembra.