A gaúcha Victoria Strassburger está classificada para a chave principal do WTT Contender do Rio de Janeiro, válido pelo Circuito Mundial de Tênis de Mesa. A atleta de 18 anos garantiu a vaga após superar o qualifying e os problemas que teve que enfrentar por conta das chuvas no Rio Grande do Sul.
Uma das grandes apostas da modalidade para o ciclo de Los Angeles-2028, Victoria não pode treinar nos últimos dias por não conseguir chegar até a sede da Sogipa em Porto Alegre. Natural de Ivoti, ela ainda reside na cidade que fica a cerca de 55km da capital e em função de todos os episódios climáticos deste mês acabou ficando em casa, onde treinou de forma improvisada ao lado da colega de clube Sofia Kano.
No Rio de Janeiro, Victoria venceu duas partidas no qualificatório. A primeira foi contra a canadense Ivy Liao por 3 a 1 e, no jogo que valia a classificação, na quarta-feira (22), passou pela indiana Selena Selvakumar por 3 a 1, parciais de 11/7, 4/11, 12/10 e 12/10.
— Tentei pensar pouco no resultado durante o jogo”, confessou. “É óbvio que todos querem chegar na fase principal e eu consegui isso por meu próprio mérito, lutando na mesa, batalhando cada ponto. Foi uma conquista que me emocionou bastante —comemorou Victoria, que é a número 350 do ranking mundial.
A estreia da gaúcha na chave principal acontecerá nesta quinta-feira (23), às 18h, contra a japonesa Miyu Nagasaki, 37ª do mundo, que tem duas medalhas de prata por equipes e uma de bronze em duplas em campeonatos mundiais.
Victoria ainda vai disputar nesta quinta duas partidas pelas chaves de duplas. Nas mistas, ao lado de Rafael Turrini, vai enfrentar Álvaro Robles e Maria Xiao, da Espanha. No torneio feminino, com Laura Watanabe, irá estrear contra as também brasileiras Mahayla Sarda e Karina Senaga.
Outras brasileiras estão classificadas para o WTT Contender Rio. Bruna Takahashi, Giulia Takahashi, Bruna Alexandre e Laura Watanabe.