Em sua primeira competição internacional no gênero masculino, depois de quase duas décadas atuando entre as mulheres, Luca Kumahara começou com vitória no qualifying do WTT Contender Rio, torneio válido pelo Circuito Mundial de Tênis de Mesa, que teve início na segunda-feira (20), na Arena Carioca 1.
Luca passou em sets diretos pelo também brasileiro Gabriel Caviquio, parciais de 11/3, 13/11 e 13/11, garantindo vaga na segunda rodada. Nesta terça, seu adversário será o alemão Fanbo Meng. O confronto está marcado para às 18h.
Após competir em três Jogos Olímpicos, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 na categoria feminina, Caroline assumiu ser trans em 13 de setembro de 2022 e recebeu apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da comunidade olímpica. Sua despedidas das competições entre as mulheres ocorreu em maio do ano passado e, desde então, focou em completar a transição de gênero para poder atuar nas competições masculinas nacionais e internacionais.
— Faz quase exatamente um ano que eu saí da seleção feminina. E tem sido bem desafiador para mim, com várias mudanças. Comecei a fazer o tratamento hormonal e acabei de passar por uma cirurgia. Por isso quase não consegui treinar para me preparar para jogar aqui. Então eu só queria jogar feliz, queria desfrutar desse momento — disse o atleta de 28 anos.
Assim como já fizeram Maria Joaquina (patinação artística), Pedro Petry (jiu-jitsu), Marcelo Nascimento (futebol), Tifanny Abreu (vôlei) e Anne Viriato (MMA), Luca é o primeiro atleta transgênero do tênis de mesa.
Mais 12 mesa-tenistas brasileiros atuaram no primeiro dia de competições e outros seis se classificaram para a segunda fase do qualificatório.