Maior campeão da história do Novo Basquete Brasil (NBB), com sete títulos em nove finais disputadas, o Flamengo ficou muito próximo de decidir a competição pela décima vez. Nesta terça-feira (21), mesmo jogando fora de casa, o time carioca derrotou o Bauru Basket (SP) por 88 a 65 e abriu 2 a 0 na série semifinal disputada em uma melhor de cinco. A partida foi a de número 600 na história dos playoffs do campeonato nacional.
Após vencer o primeiro jogo no Rio de Janeiro por 92 a 61, a equipe comandada por Gustavo de Conti fez um jogo consistente e dominou o adversário. Mesmo com o ginásio Panela de Pressão lotado, o Bauru não conseguiu imprimir o ritmo e viu o ala-pivô Olivinha ser o melhor no primeiro tempo, quando marcou 10 pontos e liderou o Flamengo na vitória por 45 a 34.
O domínio rubro-negro foi ampliado no terceiro quarto. Com uma atuação arrasadora, a equipe carioca fez 24 a 8 e abriu impressionantes 27 pontos de vantagem (69 a 42), o que deu tranquilidade para administrar os 10 minutos finais e assegurar a vitória.
Com 21 pontos e cinco rebotes, Olivinha terminou como cestinha da partida. O jogador de 40 anos completou 559 jogos na história do NBB, sendo 123 em playoffs. O Flamengo ainda contou com duplos-duplos do armador Scott Machado, que deu 10 assistências e marcou 12 pontos, e do pivô Devon Scott, que teve a mesma pontuação e conquistou 10 rebotes. Com 13 pontos, Maique também foi fundamental na vitória rubro-negra.
No Bauru, o principal destaque foi o veterano ala Alex Garcia, que marcou 18 pontos, fez oito assistências e ainda ficou com seis rebotes. Três jogadores terminaram com 11 pontos, os pivôs Jeremy Hollowell, Matheus Maciel e Anderson Rodrigues. O norte-americano ainda pegou nove rebotes.
A terceira partida da série será disputada na quinta-feira (23), às 19h30min, mais uma vez em Bauru. Se vencer, o Flamengo estará classificado para a decisão e irá esperar a definição do confronto entre Minas Tênis Clube (MG) e Sesi-Franca (SP), que estão empatados em 1 a 1, e voltam a jogar nesta quarta-feira (22) em Belo Horizonte.