A primeira edição da Copa da Liga de Basquete Feminino, que reuniu em Araraquara-SP os quatro melhores times do primeiro turno da Liga Nacional, foi definida no último segundo e teve o time da casa, o Sesi-Araraquara como campeão. A partida disputada na noite do sábado (18) terminou com vitória da equipe paulista sobre o Sampaio Corrêa-MA por 69 a 67, com a cesta decisiva sendo marcada por Vitória Marcelino, quando o cronômetro marcava um segundo para o final.
Vitória também foi a cestinha da partida, com 26 pontos, 64% de aproveitamento nos arremessos gerais, 6 rebotes e 26 de eficiência, sendo eleita a melhor jogadora da decisão (MVP).
Dono de melhor campanha da temporada, com 13 vitórias em 17 jogos, o Sesi-Araraquara começou melhor e fez 20 a 12 na primeira parcial. No segundo quarto, o Sampaio fez 17 a 11 e foi para o intervalo com apenas dois pontos de desvantagem (31 a 29).
Com grande atuação da pivô norte-americana Trinity Baptiste, o time maranhense dominou o terceiro período e, com a parcial 20-10, chegou aos 10 minutos finais com oito pontos de vantagem (49 a 41).
O Sesi-Araraquara foi trabalhando jogadas laterais e buscando pontuar a cada ataque, até que conseguiu empatar em 60 pontos a dois minutos do fim. Mas o Sampaio Corrêa conseguiu fazer uma corrida de 5-0 no minuto seguinte e pareceu encaminhar o título.
Após um pedido de tempo do técnico João Camargo e com a experiente pivô Erika em quadra, a equipe paulista contou com Vitória Marcelino, que converteu cinco pontos seguidos e novamente empatou o confronto.
Sassá recolocou o Sampaio Corrêa na frente a 33 segundos do fim, mas Aline Moura deu rápida resposta e empatou em 67. Logo depois, Vitória recebeu cobrança de lateral e partiu para cima da marcação de Iza Sangalli, que optou por não cometer a falta. A ala de Araraquara infiltrou e converteu a bola a um segundo para o final. Depois, a defesa garantiu que as maranhenses não fizessem uma conversão rápida, garantindo o título da Copa LBF.
Na disputa do terceiro lugar, o Ituano-SP venceu o AD Santo André por 65 a 60 e garantiu um lugar no pódio.