Porto Alegre receberá na próxima sexta-feira (12) a terceira etapa do STU National 2024, evento já tradicional no calendário de competições do skate e também da Capital. Como nos dois últimos anos, a pista da Orla do Guaíba, a maior da América Latina, sediará os campeonatos nas modalidades street e park, tanto masculino quanto feminino.
Depois de receber em anos anteriores os medalhistas de prata nos Jogos de Tóquio, Rayssa Leal e Pedro Barros, a edição deste ano não terá dois dos maiores nomes da modalidade no país. Mas contará com skatistas que brigam por vagas na Olimpíada de Paris — o skate ainda tem disputa aberta.
Sem Rayssa e outras competidoras frequentes, como Pamela Rosa e Gabi Mazetto, que venceu ano passado, o título no street feminino fica indefinido. Alguns nomes surgem como favoritas para conquistarem a etapa gaúcha. Kemily Suiara e Isabelly Ávila seguem em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris e contam com bagagem para levarem o troféu para casa. Por fora, aparecem Carla Karolina, atual líder do ranking do STU, e também Rafaela Murbach, terceira colocada em Porto Alegre no ano passado.
No masculino, dois atletas que conhecem bem a pista da Orla do Guaíba despontam como possíveis vencedores. João Lucas Alves, o Xuxu, é natural de Cachoeirinha e um dos principais nomes da nova geração do skate brasileiro. Apesar de estar de fora da disputa por uma vaga na França, ele é vice-líder do ranking e ficou na segunda posição na segunda etapa do STU, em Criciúma.
Além de Xuxu, Lucas Rabelo é cearense, mas radicado em Porto Alegre desde começo da sua adolescência. Vencedor no mês passado em Santa Catarina, o atleta de 25 anos ainda briga por uma vaga na Olimpíada. Ele ocupa a quarta posição no ranking do STU.
No park, Isadora Pacheco e Fernanda Tonissi ainda tentam chegar à França no feminino, enquanto Pedro Carvalho, Pedro Quintas e Murilo Peres disputam vaga no masculino. Todos surgem como favoritos à conquista na Capital.
No entanto, a gaúcha Sofia Godoy, natural de Campo Bom, é a líder do ranking e a última vencedora da prova na Capital. Neste ano, assumiu a liderança do ranking brasileiro do park ao ser campeã da segunda etapa, em Criciúma (SC).
Além dela, outro nome pode surpreender na pista da Orla. Kalani Konig, de 16 anos, foi quem venceu em 2023 em Porto Alegre. Com um estilo agressivo, o catarinense também irá disputar a prova street, mostrando sua versatilidade em cima de quadro rodas.
PARK FEMININO (12 skatistas)
- Bateria 1 – Sofia Godoy, Maitê Demantova, Sofia Cury e Mariana Menezes
- Bateria 2 – Fernanda Tonissi, M. Praxedes, Manuela Tomitake e Marina Brauner
- Bateria 3 – Isadora Pacheco, Lua Vicente, Lara Vargas e Fernanda Galdino
PARK MASCULINO (24 skatistas)
- Bateria 1 – Kalani Konig, Gui Khury, Bernardo Fraga e Rafael Tomé
- Bateria 2 – Dan Sabino, Diego Takahashi, Felipe Foguinho e Giovanni Fontanela
- Bateria 3 – Pedro Carvalho, Victor Ikeda, Ítalo Penarrubia e Gustavo Prates
- Bateria 4 – Murilo Peres, Pedro Vita, João Bito e Vi Kakinho
- Bateria 5 – Mateus Guerreiro, Vini Kothe, Hugo Montezuma e Matheus Mello
- Bateria 6 – Weslley Alves, Pedro Quintas, Ian Poleto e Gustavo Picaski
STREET FEMININO (12 skatistas)
- Bateria 1 – Carla Karolina, Viviane Orlando, Kamila Rocha e Atali Mendes
- Bateria 2 – Isabelly Ávila, Maria Lúcia Rocha, Karol Lima e Duda Oliveira
- Bateria 3 – Rafaela Murbach, Kemily Suiara, Maria Almeida e Daniela Vitória
STREET MASCULINO (24 skatistas)
- Bateria 1 – Ivan Monteiro, Bruno Silva, Sérgio André e Alexandre Souza
- Bateria 2 – João Lucas Alves, Jhony Melhado, Julio Zanotti e Paulo Galera
- Bateria 3 – Sebastian Simonetto, Gabryel Aguilar, Douglas Molocope e Wilson Chaves
- Bateria 4 – Lucas Rabelo, Vitor Hugo Genghini, Dênis Silva e Abner Pietro
- Bateria 5 – Wallace Gabriel, Ismael Henrique, Wacson Mass e Elton Melônio
- Bateria 6 – Kalani Konig, Marcelo Batista, Matheus Teixeira e Felipe Nunes