Porto Alegre receberá na próxima sexta-feira (12) a terceira etapa do STU National 2024, evento já tradicional no calendário de competições do skate e também da Capital. Como nos dois últimos anos, a pista da Orla do Guaíba, a maior da América Latina, receberá os campeonatos nas modalidades street e park, tanto masculino quanto feminino.
— Porto Alegre é considerada a capital brasileira do skate não só por sua história, tamanho de mercado e número de praticantes, mas muito pela paixão que o povo tem por esse esporte e por toda cultura urbana envolvida. Chegamos sempre com muita força na cidade para fazer um grande evento, numa pista que é uma das maiores da América Latina — afirmou Bill Tassinari, Head de Cultura Urbana do STU.
Depois de receber em anos anteriores os medalhistas de prata nos Jogos de Tóquio, Rayssa Leal e Pedro Barros, a edição deste ano não terá dois dos maiores nomes da modalidade no país. Mas contará com skatistas que brigam por vagas na Olimpíada de Paris — o skate ainda tem disputa aberta.
Isadora Pacheco e Fernanda Tonissi ainda tentam chegar à França no park feminino, enquanto Pedro Carvalho, Pedro Quintas e Murilo Peres disputam vaga no masculino. No street, Gabryel Aguilar e Lucas Rabello têm chances de classificação, assim como Kemily Suiara e Isabelly Ávila. Todos estarão em Porto Alegre brigando pelo título da etapa.
Trânsito
A partir das 20h de sexta (12) até a noite de domingo (14) a avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada em ambos os sentidos desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Rótula das Cuias. O trecho entre a Rótula do Gasômetro e a Rótula das Cuias terá o bloqueio padrão para área de lazer, das 7h às 20h.
Para melhor atender o público, será implantado contrafluxo no pontilhão do sentido bairro-Centro da avenida Edvaldo Pereira Paiva, para o retorno e desembarque de táxis ou carros de aplicativo.
Os motoristas que trafegam a partir do Gasômetro em direção ao evento ou à Zona Sul devem seguir pela avenida Loureiro da Silva até acessar a rua Antônio Klinger Filho e a avenida Borges de Medeiros. Para quem segue da avenida Ipiranga em direção à Orla, o acesso será pela avenida Borges de Medeiros. Já para os condutores oriundos da zona sul, o acesso será pelas avenidas Pinheiro Borda e Padre Cacique.
Ingressos
A competição começa na sexta, dia dedicado às eliminatórias e à repescagem das modalidades Street e Park no masculino. O sábado terá as semifinais de ambos os sexos, com as finais realizadas no domingo.
Para garantir presença para assistir ao melhor do skate, basta acessar o site da Sympla e retirar o ingresso de forma gratuita. Mas vale lembrar que é preciso chegar cedo, já que as arquibancadas estão sujeitas à lotação. E será necessária a doação de 1kg de alimento não perecível para validar cada entrada.
Formato street
Classificatória (só masculino)
Serão 24 skatistas competindo em 6 baterias com 4 skatistas cada, com direito a 2 voltas de 45 segundos, valendo a melhor volta. Os primeiros lugares de cada bateria avançam direto para a semifinal. Segundo e terceiro colocados de cada bateria têm outra chance de se classificarem, competindo na fase de repescagem. Os quartos colocados de cada bateria da primeira fase estão fora da competição e todos ficam em 19º lugar.
Repescagem
Aqui, 12 skatistas competem em 3 baterias com 4 skatistas, com direito a 2 voltas de 45 segundos, valendo a melhor volta. Primeiro e segundo colocados de cada bateria avançam para a semifinal, onde encontrarão os pré-classificados da primeira fase. Terceiro e quarto colocados de cada bateria estão fora da competição. Os classificados na 3ª posição de cada bateria ficam em 13º lugar no ranking. Já os classificados na 4ª posição ficam em 16º lugar no ranking.
Semifinal
12 skatistas (masc/fem) competem em 3 baterias com 4 skatistas cada, com direito a 2 voltas de 45 segundos + 15 seg para a execução de uma melhor manobra. Vale a melhor nota (volta/manobra juntas). Primeiro e segundo de cada bateria avançam para a final. Terceiro e quarto colocados de cada bateria estão fora, onde as terceiras colocações de cada bateria ficam juntas em 7º lugar no ranking da etapa, com as quartas posições ocupando a 10ª colocação.
Final
Os/as 6 finalistas competem em 3 voltas de 45 segundos + 15 segundos para a execução de uma melhor manobra (Bomb Trick). Na terceira volta tem o rebate na melhor manobra. Vale a melhor nota (volta e manobra juntas). A colocação dos/das finalistas no ranking segue a ordem de colocação da final.
Formato Park
Classificatória (só masculino)
24 skatistas competem em 6 baterias com 4 skatistas cada, com direito a 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor volta. Os primeiros lugares de cada bateria avançam direto para a semifinal. Segundo e terceiro colocados de cada bateria têm outra chance de se classificarem, competindo na fase de repescagem. Os quartos colocados de cada bateria da primeira fase estão fora da competição e todos ficam em 19º lugar.
Repescagem
12 skatistas competem em 3 baterias com 4 skatistas, com direito a 3 voltas de 45 segundos, valendo a melhor volta. Primeiro e segundo de cada bateria avançam para a semifinal, onde encontrarão os pré-classificados da primeira fase. Terceiro e quarto de cada bateria estão fora da competição. Os classificados na terceira posição de cada bateria ficam em 13º lugar no ranking. Já os classificados na quarta posição ficam em 16º lugar no ranking.
Semifinal
12 skatistas (masc/fem) competem em 3 baterias com 4 skatistas, com direito a 3 voltas de 45 seg, valendo a melhor volta. Primeiro e segundo de cada bateria avançam pra final. Terceiro e quarto de cada bateria estão fora da competição, onde as terceiras colocações de cada bateria ficam juntas em 7º lugar no ranking da etapa, com as quartas posições ocupando a 10ª colocação.
Final
Os/as 6 finalistas competem em 2 tempos de 20 minutos com um intervalo técnico de 7 minutos, tendo as notas aplicadas a cada volta. Para a pontuação final, vale a melhor volta. Caso o skatista caia com menos de 10 segundos, a sua nota será zerada; caso caia entre 10 e 20 segundos, somam 30 pontos; entre 20 e 35 segundos, somam 50 pontos. A colocação dos/das finalistas no ranking segue a ordem de colocação da própria final.
Programação do evento
Sexta-feira (12/4)
- 10h – Abertura para o público
- 11h10min às 13h30min – Classificatória Street masculino (ao vivo redes STU)
- 13h30min às 17h – Classificatória Park masculino (ao vivo redes STU)
- 17h10min às 18h15min – Repescagem Street masculino (ao vivo redes STU)
- 18h15min às 20h – Repescagem Park masculino (ao vivo redes STU)
- 20h às 21h – Best Trick (Monster Club)
- 20h às 22h – URB MUSIC TOUR: DJ Tamenpi
Sábado (13/4)
- 9h – Abertura para o público
- 10h às 11h50min – Semifinal Street feminino (ao vivo redes STU)
- 12h às 13h35min – Semifinal Park feminino (ao vivo redes STU)
- 13h45min às 15h35min – Semifinal Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
- 15h35min às 16h25min – Role Skate Anima (pista Street)
- 15h45min às 17h20min – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
- 17h às 18h – URB MUSIC TOUR: Ianaê
- 18h às 18h30min – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
- 18h30min às 19h30min – URB MUSIC TOUR: Dandara Manoela
- 19h30min às 20h – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
- 20h às 21h – URB MUSIC TOUR: Criolo
- 21h às 21h30min – URB MUSIC TOUR: transição de placo DJ Tamenpi
- 21h30min às 23h – URB MUSIC TOUR: Planet Hemp
Domingo (14/4)
- 9h45min – Abertura para o público
- 10h45min às 12h – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)
- 14h às 15h – Final Street feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
- 15h às 16h – Final Paraskate Street (ao vivo redes STU)
- 16h10min às 17h – Final Park feminino (ao vivo SporTV e redes STU)
- 17h10min às 18h – Final Street masculino (ao vivo SporTV e redes STU)
- 18h às 18h40min – Premiação