O Brasil conheceu seus rivais no sorteio da fase de grupos da Copa Davis nesta terça-feira (19), em sorteio realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), em Londres. A equipe brasileira, liderada por Jaime Oncins, vai integrar o Grupo A e terá como principal adversária a Itália. Holanda e Bélgica completam a chave.
Atual campeã do torneio, a Itália surge como favorita ao título da competição. A equipe tem como grande nome Jannik Sinner, atual campeão do Australian Open e número 3 do ranking mundial. As partidas desta fase estão agendadas para o segundo semestre e acontecem entre os dias 10 e 15 de setembro em quatro sedes: Bolonha, na Itália, Manchester, na Inglaterra, Valência, na Espanha e Zhuhai, na China.
Pelo regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a fase final, que será disputada entre 19 e 24 de novembro em Málaga, na Espanha.
— Um sorteio que eu já imaginava a dificuldade. Todos os países que se classificaram têm bons times. A Itália, senão é a mais forte é uma das equipes mais fortes, ainda mais jogando em casa. Bélgica e Holanda também têm times fortes, mas acredito que temos condições de surpreender— comentou Jaime Oncins.
Brasileiros e italianos não se enfrentam pela Copa Davis desde 1993. Apesar do favoritismo do rival para este confronto, o retrospecto dos dois países é de equilíbrio na competição. Em quatro confrontos pelo torneio, o placar é de duas vitórias para cada lado.
Contra os belgas, o cenário é mais preocupante. Nos dois duelos que aconteceram, o Brasil perdeu os dois jogos. Já diante da Holanda, vai ser a primeira vez que esse encontro vai ser disputado pela Davis.
Veja os grupos da Copa Davis:
Grupo A: Itália, Holanda, Bélgica e Brasil
Grupo B: Austrália, República Tcheca, França e Espanha
Grupo C: Alemanha, EUA, Eslováquia e Chile
Grupo D: Canadá, Finlândia, Grã-Bretanha e Argentina