Numa reedição da final do Masters 1000 de Indian Wells de 2023, o espanhol Carlos Alcaraz voltou a derrotar o russo Daniil Medvedev e conquistou o bicampeonato. Em uma partida que teve um longo primeiro set, com 69 minutos, o número 2 do mundo venceu com parciais de 7/6 (5) e 6/1, em jogo que teve 1h41min de duração.
A 13ª conquista no circuito da ATP em 17 finais disputadas confirmou o espanhol como a principal ameaça ao reinado do sérvio Novak Djokovic, que parou logo na terceira rodada contra o jovem italiano Luca Nardi e que sequer vai disputar o Masters de Miami na próxima semana. A diferença entre eles no ranking mundial é de 920 pontos.
O jogo final começou com Medvedev mais confiante e rapidamente abrindo um 3-0, após quebrar o saque do espanhol no segundo game. Alcaraz se recuperou e devolveu o break em 2-3, para logo depois confirmar o serviço e empatar em 3-3.
A partida foi ganhando em emoção com grandes jogadas de ambos os jogadores e a definição do primeiro set chegou ao tie-break, onde o espanhol começou melhor e fez 5-2, mas Medvedev se recuperou e empatou em 5-5. Nos pontos finais, Alcaraz foi melhor e fechou em 7-5, com 15 bolas vencedoras (winners) contra 10 do russo, que enfrentou dificuldades com o segundo saque, vencendo apenas 43% dos pontos, após não encaixar a primeira tentativa.
Mas quando todos esperavam que a partida mantivesse o ritmo alucinante da primeira parcial, Alcaraz dominou o segundo set e com quebras no segundo e sexto games encaminou a vitória por 6 a 1, terminando o confronto com 24 winners contra 11 de Medvedev.
Este foi o primeiro título do espanhol na temporada e o quinto da categoria Masters, igualando os alemães Boris Becker e Alexander Zverev, os norte-americanos Jim Courier e Andy Roddick, o chileno Marcelo Ríos, o russo Marat Safin e o brasileiro Gustavo Kuerten.