A última esperança do handebol masculino do Brasil de se fazer presente nos Jogos Olímpicos de Paris terminou neste domingo (17), no Palacio dos Esportes de Granollers, na Espanha, quando a equipe brasileira perdeu para o time da casa por 28 a 26 e terminou na terceira colocação do torneio 1 do Pré-Olímpico Mundial.
O Brasil entrou em quadra sabendo que seria necessário vencer os anfitriões para garantir a vaga, já que na preliminar a Eslovênia havia derrotado o Bahrein por 32 a 26 e somado seu segundo triunfo na competição.
Com o apoio de 5.500 torcedores, a seleção espanhola sempre esteve no controle da partida, mesmo com alguns momentos de instabilidade e crescimento da seleção brasileira. No começo da primeira etapa, a equipe da casa fez 2 a 0 e seguiu liderando até o primeiro empate em 7 a 7. Logo depois, os europeus abriram três de vantagem (11 a 8), mas uma nova reação do Brasil deixou tudo igual em 14 a 14, quando o intervalo chegou.
Na volta para a etapa final, a Espanha tinha o benefício de empatar para terminar na liderança do torneio e ao lado da Eslovênia assegurar as duas vagas em disputa para Paris. Mais consistente, o time local voltou a colocar três gols de diferença (19 a 16) e na sequência abriu sua maior vantagem ao chegar a 22 a 17. O time brasileiro reagiu e conseguiu empatar em 23 a 23, naquele que foi seu último grande momento no jogo.
Mais forte, a seleção espanhola novamente voltou a ter confortável vantagem ao chegar a 26 a 23 e mesmo que os brasileiros ainda tentassem reagir, o gol marcado por Gedeon Guardiola a menos de um minuto para o final definiu a vitória da equipe da casa por 28 a 27 e deu início a uma grande festa da torcida local.
Com a derrota, o Brasil volta a ficar fora dos Jogos depois de duas participações consecutivas, com um sétimo lugar no Rio em 2016 e a décima colocação em Tóquio em 2021.