A temporada 2024 da Liga de Basquete feminino (LBF) começou na noite de sexta-feira (1) em São Paulo, com triunfo do São José-SP sobre o Corinthians por 56 a 49. A competição tem um número recorde de 11 clubes participantes. Além dos dois times paulistas, ainda disputam o título AD Santo André-SP, Catanduva-SP, Ituano-SP, Ponta Grossa Basquete-PR, Sampaio Basquete-MA, Sesi Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Campinas Basquete-SP e Unisociesc Blumenau-SC.
O jogo que abriu a LBF foi bastante tenso e equilibrado, com o Corinthians vencendo o primeiro período por 12 a 11 e o São José virando o placar no segundo quarto e indo para o intervalo com vantagem de um ponto (24 a 23).
A vitória das visitantes começou a ser definida com três bolas de fora seguidas no terceiro quarto e entrando nos 10 minutos finais com placar 41 a 33. A equipe corintiana, que perdeu a experiente pivô Gil, 42 anos, que foi desqualificada pela arbitragem no segundo quarto, ainda tentou uma reação, mas não conseguiu buscar a igualdade para forçar uma prorrogação ou a virada.
Com 12 pontos e seis assistências, a armadora Tita Santos foi a principal cestinha de São José, que ainda contou com nove pontos de Nany e da uruguaia Lucía Azuza. Além das duas alas, outro destaque foi a ala-pivô Ju Souza, que terminou com oito pontos e quatro rebotes.
No Corinthians, a pivô Clarissa anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes e a ala-pivô Mari Dias marcou nove pontos.
A LBF prossegue neste sábado com mais três partidas. Ituano x Campinas, Sodiê Mesquita x Sesi Araraquara e Catanduva x AD Santo André.