O esqui alpino do Brasil tem um novo representante. Filho de mãe brasileira, o norueguês Lucas Braathen confirmou para o ge na última quarta-feira (6) que desistiu da aposentadoria e representará o Brasil a partir da próxima temporada dos esportes de inverno — segundo semestre de 2024.
Aos 23 anos, o esquiador havia optado por se aposentar em outubro do ano passado. Segundo a imprensa norueguesa na época, a razão pela aposentadoria teria sido um conflito com a federação de esqui do seu país natal.
O primeiro desafio de Lucas sob a bandeira brasileira será a etapa inicial da Copa do Mundo da modalidade, que acontecerá em Sölden, na Áustria, no mês de outubro. Mesmo sem os pontos do ranking mundial, o atleta do Brasil terá chance de garantir sua classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026.
Ao todo, Lucas Braathen já foi campeão em etapas de Copa do Mundo na carreira. A última delas foi na temporada 2022/2023, quando levantou três taças e terminou como campeão geral no Slalom.