A seleção brasileira sub-18 de judô irá disputar neste final de semana sua primeira competição na temporada 2024. A equipe composta por 55 atletas vai participar da Copa Europeia de Porec, na Croácia. O torneio é preparatório para o Mundial da categoria, que será em Dushanbe, no Tadjiquistão, em outubro.
O evento na Croácia também irá marcar duas estreias. Maria Portela e Maria Suelen Altheman, atletas que representaram o Brasil nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos, foram convidadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para integrar a comissão técnica da seleção nesta etapa.
As duas ex-judocas e ex-companheiras de seleção encerraram suas carreiras de atleta em 2023 e agora estão iniciando o processo como treinadoras. Portela concluiu o curso de formação esportiva oferecido pela Universidade Húngara de Ciências do Esporte e é auxiliar técnica da Sogipa. Já Maria Suelen trabalha no Pinheiros (SP), auxiliando na preparação das equipes de base e principal do clube.
— Eu vejo uma oportunidade de crescimento muito grande, para ver como funcionam todos os processos de um estágio internacional. Nós temos a competição e, depois, o treinamento. Eu espero que os atletas possam desempenhar seu melhor e conquistar os resultados que almejam. Para mim, está sendo uma etapa diferente. Estar no outro lado, na comissão técnica, é um desafio. Mas eu estava precisando de um novo objetivo, de estar inserida no meio que eu amo — afirma Portela, que conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Pan-Americanos (2011 e 2015) e foi campeã do World Masters de 2017.
Após a etapa da Copa Europeia, Portela e Suelen vão permanecer na Croácia por mais três dias com a seleção juvenil, para um treinamento de campo com atletas de mais de 20 países. Os treinadores das seleções serão José Alfredo Olivio Junior e Thiago Valladão Fernandes.
No sábado (16), primeiro dia de competição, lutam as categorias de 40kg até 52kg, no feminino, e de 50kg até 66kg, no masculino. Já no domingo (17), as categorias de 57kg, -até +70k, no feminino, e de 73kg a +90kg no masculino encerram as disputas.
Confira os judocas que representarão o Brasil na Croácia:
Masculino:
50kg - Yuri Marcos Pereira (Grêmio Náutico União-RS)
55kg -Pedro Carvalho Ferreira (Kiai- Associação Canoense de Judô-RS)
60kg - Fernando Masato Mitsuda (Pinheiros-SP)
66kg - Jose Tiago das Neves Filho (Minas Tênis Clube-MG)
73kg - Silvas Alencar Costa (Grêmio Náutico União)
81kg - Gilberto Joaquim Neto (ARCD São Bernardo-SP)
90kg - Gelson Mazzotti Ricken Iii (Botafogo-RJ)
+90kg - Luis Antonio Lima de Oliveira (Judô e Movimento-SE)
+90kg - Gustavo Reis (Sesi-SP)
Feminino:
40kg - Jeissiara Pereira Gomes (Projeto de Judô Nova Geração/AJQ-PI)
44kg - Juliana Rodrigues Yamasaki (Palmeiras-SP)
48kg - Clarice Casas Ribeiro (Minas Tênis Clube)
52kg - Rafaela de Souza Rodrigues (Pinheiros)
57kg - Aline Pereira dos Santos (Sesi-SP)
63kg - Sophia de Brito Câmara (Academia Espaço Marques Guiness-DF)
70kg - Maria Júlia Couto Hottis (Impact Fight School-RJ)
+70kg - Ana Gabrielle de Sousa Soares (Instituto Reação-RJ)