Kylian Mbappé quer participar com a França nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas as suas chances foram reduzidas nesta quinta-feira (14) após as declarações dos técnicos Didier Deschamps e Thierry Henry, que destacaram os obstáculos que a sua inclusão teria.
Mbappé, de 25 anos, disputa no momento sua temporada de despedida do Paris Saint-Germain. Ele com certeza vestirá a camisa da seleção francesa na Eurocopa, que será realizada de junho a julho, na Alemanha. Mas sonha também com sua inclusão na lista de convocados para o torneio olímpico, reservado aos sub-23, mas com cada seleção tendo a possibilidade de preencher três vagas com jogadores mais velhos.
Nesta quinta-feira, o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, e o treinador da seleção sub-21 e olímpica, Thierry Henry, anunciaram as convocações para os jogos deste mês de março e falaram com a imprensa sobre o caso de Mbappé.
— É muito difícil em um nível psicológico e físico conseguir emendar duas competições como estas, sem ter férias— avaliou Deschamps sobre a possibilidade de Mbappé disputar consecutivamente a Eurocopa e os Jogos Olímpicos, quase sem tempo de descanso.
O contrato de Mbappé com o PSG se encerra no dia 30 de junho e o astro anunciou aos seus dirigentes que não o renovará. Há algum tempo circulam rumores de que o Real Madrid é o provável destino do atacante, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito a esse respeito.
—As equipes precisam dos seus jogadores no início da temporada—lembrou Henry.
Os grandes clubes europeus iniciarão a nova temporada em agosto e a partir de julho estarão imersos na pré-temporada, na qual nos últimos anos realizaram várias excursões lucrativas à América do Norte e Ásia.
De qualquer forma, Henry não descartou a ideia de contar com Mbappé para o torneio olímpico.
—Não tenho nada certo. Dependo de um sim ou de um não de um clube. E mesmo que se eu tiver essa aprovação e o clube mudar de treinador nesse meio tempo, quem me diz que eu poderei contar com ele nesse momento?— questionou o ex-atacante da seleção da França.
Deschamps destacou que os nomes dos jogadores mais velhos que disputarão os Jogos Olímpicos em julho a agosto serão conhecidos antes do início dos preparativos para a Eurocopa, que começa no dia 14 de junho.
* AFP