O remo brasileiro fez bonito nesta quinta-feira na largada das disputas do Pré-Olímpico continental para Paris-2024. Das quatro embarcações, três avançaram de fase e uma disputa a repescagem nesta sexta-feira com boas chances de avançar à final.
Quem abriu o dia festivo ao Brasil foi Beatriz Tavares, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Santiago. No single skiff feminino, a remadora ganhou sua bateria na raia de 2 mil metros da Lagoa Rodrigo de Freitas, garantindo vaga direta na final de sábado.
— Estou feliz com a prova que fiz hoje. Agora zerou, independentemente de eu ter vencido hoje, porque sábado é uma nova prova. Tenho adversárias bem fortes, entre elas a mexicana Kenia Lechuga, que foi quem me derrotou no Pan. Creio que ela será a minha maior adversária na final — disse a atleta do Botafogo (RJ), que fez um tempo de 7mi57s03.
Na final de sábado pela manhã, basta à atleta de 28 anos não terminar na última colocação que a vaga olímpica estará garantida. Mesmo assim, ela definiu como questão de honra superar a mexicana Kenia Lechuga, bronze no Mundial de 2023, e subir no topo do pódio.
Outro representante do Botafogo neste pré-olímpico, Lucas Verthein se garantiu na semifinal do single skiff masculino após também ganhar sua bateria, com 7min20s85, seguido pelo mexicano Juan Rodríguez (7min27s81).
—Remei solto e bem leve, até para tirar um pouco do nervosismo da primeira prova grande, internacionalmente falando, deste ano. Na semifinal, espero dar o meu melhor e remar bem como hoje e, no fim das contas, conseguir essa classificação para a final de sábado e garantir a vaga— afirmou Verthein, campeão do Pan de Santiago.
Outro barco que já está na final é o double skiff peso leve feminino de Isabelle Falck (Flamengo) e Manu Abreu (Botafogo). Com somente seis países inscritos no Pré-Olímpico continental, a prova desta quinta-feira serviu para tomada de tempo para definir as raias na final de sábado e as brasileiras fizeram o quarto tempo, 7mi35s75.
Na mesma prova, pelo masculino, Evaldo Becker (Flamengo) e Piedro Tuchtenhagen (Grêmio Náutico União) terminaram em segundo e vão ter de disputar a repescagem nesta sexta-feira. Os quatro melhores tempos vão avançar à decisão.
— Hoje competimos a eliminatória contra um dos nossos adversários diretos para a qualificação que é o barco da Argentina. Viemos liderando a prova até 1500m mas nos últimos 500 o barco argentino conseguiu uma leve vantagem sobre nós, a situação da lagoa acabou complicando um pouco nossa situação nos últimos metros devido ao vento forte e marolas. Ficamos a apenas 1 segundo e 11 centésimos atrás do barco argentino, apenas o primeiro colocado avançava para a final. Amanhã vamos disputar as repescagem, os 4 primeiros barcos avançam para a final, nossa expetativa é boa e estamos confiantes em chegar na final no sábado — avaliou Piedro.
Nesta edição do Pré-Olímpico continental , classificam-se para Paris 2024 os cinco primeiros nas provas de single skiff e os dois primeiros nas competições de double skiff peso leve. No entanto, pelo regulamento, cada país poderá competir com apenas um barco por regata e obter até duas vagas para ir à França, e os países que já conquistaram uma vaga só terão direito a classificar mais uma embarcação.