O Brasil pode garantir mais uma vaga nos Jogos de Paris no próximo domingo. A partir desta quinta (14), a seleção masculina de handebol começa sua caminhada em um dos torneios pré-olímpicos da modalidade.
A equipe brasileira enfrentará a Espanha, bronze em Tóquio, a Eslovênia (décima colocada no último Mundial) e o Bahrein. As partidas do chamado torneio 1 serão na cidade espanhola de Granollers. Todas as partidas do quadrangular 1 serão realizadas no Palau d'Esports de Granollers, arena que foi palco das finais do handebol em Barcelona 1992. As equipes jogam entre si, e as duas melhores de cada torneio obterão uma cota para os Jogos.
Outros dois pré-olímpicos ocorrerão também na Europa. Na Hungria, os donos da casa receberão Noruega, Portugal e Tunísia. O outro torneio será em Hannover, na Alemanha, com os alemães, Croácia, Argélia e Áustria.
A efeito de comparação, entre os quatro participantes do Pré-Olímpico espanhol, o Brasil foi quem teve o pior desempenho no último Mundial. Os brasileiros foram 17ª colocados, atrás de Espanha (3ª), Eslovênia (10ª) e Bahrein (16ª). Caso conquiste a vaga, a seleção irá para sua sétima participação em Olimpíadas — a última foi em 2020.
O lugar na França já poderia ter sido garantido no Pan-Americano de Santiago, no ano passado, mas a equipe perdeu para a Argentina na decisão da medalha de ouro e precisará passar pela disputa do Pré-Olímpico.
O técnico Marcus Tatá chamou 20 jogadores para a disputa da competição. Desses, 11 estiveram em Tóquio, em 2021, nas Olimpíadas daquele ano. Um deles é Thiagus Petrus.
— Temos mais uma oportunidade nesse Pré-Olímpico. Será uma boa chance para nós, temos de melhorar nosso jogo — comentou o lateral ao Olympics.com.
As seleções já classificadas para a disputa do handebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris são: França (anfitriã), Dinamarca (campeã mundial), Argentina (ouro no Pan), Japão (vencedor do Pré-Olímpico Asiático), Suécia (3º lugar no Campeonato Europeu) e Egito (campeão do Torneio Africano).
Jogos do Brasil no Pré-Olímpico
- Quinta-feira, 14 de março - Eslovênia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
- Sexta-feira, 15 de março - Bahrein x Brasil - 14h30min (horário de Brasília)
- Domingo, 17 de março - Brasil x Espanha - 13h45min (horário de Brasília)
Lista completa do Brasil
- Goleiros: Leonardo Terçariol, Mateus Cristian e Rangel Luan;
- Pontas: Guilherme Torriani, Jean Pierre, Rudolph Hackbarth e Washington Luiz;
- Centrais: Acácio Marques, João Pedro Silva e Leonardo Abrahão;
- Laterais: Bryan Monte, Gustavo Rodrigues, Haniel Vinicius, Leonardo Dutra, Thiagus Petrus e Vinicius Angelo;
- Pivôs: Edney Silva, Guilherme Borges, Rogério Moraes e Vinicius Teixeira.