A dinastia da família Oliveira no boxe brasileiro terá sequência nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta segunda-feira (11), Luiz Gabriel de Oliveira, o Bolinha, venceu sua quarta luta no primeiro Torneio Pré-Olímpico Mundial, que está ocorrendo em Busto Arsizio, na Itália, e garantiu classificação na categoria pena (até 57kg).
Neto de Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a subir no pódio em um torneio olímpico de boxe na Cidade do México em 1968, Bolinha faz uma campanha impressionante na Itália. Na estreia, superou Munarbek Seitbek Uulu, do Quirguistão. Depois, foram superados o israelense Vladislav Voroshilov, o georgiano Artush Gomtsyan e, nesta segunda, o britânico Owain HArris-Allain. As duas últimas lutas foram vencidas por decisão unânime dos árbitros.
Luiz Gabriel é uma das grandes esperanças do boxe brasileiro. O pugilista de 23 anos foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 e ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022. Em 2018, ele havia chamado atenção com os bronzes nos Jogos Olímpicos da Juventude e no Campeonato Mundial juvenil no peso mosca (até 52kg), que é o mesmo onde seu avô se tornou medalhista olímpico.
A vaga em Paris encera para Bolinha uma grande frustração. Com a pandemia de covid-19, ele não pode competir internacionalmente e não somou pontos para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021, já que na oportunidade a Associação Internacional de Boxe Amador (IBA) optou por não realizar torneios classificatórios e considerou apenas os rankings existentes para classificar os atletas para o Japão.
Wanderson de Oliveira perde e adia vaga olímpica
Quem também subiu no ringue nesta segunda, na Itália, em busca de vaga olímpica foi Wanderson de Oliveira, o Shuga. Bronze no último Mundial em 2023, o lutador da categoria até 71kg (peso médio) acabou derrotado pelo búlgaro Rami Mofid Kiwan e não conseguiu a classificação.
Shuga ainda terá uma última oportunidade de se qualificar para Paris. De 23 de maio a 3 de junho será disputado o segundo e último Torneio Pré-Olímpico Mundial. A competição ocorrerá em Bangcoc, na Tailândia.
Brasil já tem 10 boxeadores em Paris
Com a classificação de Luiz Gabriel de Oliveira, o Brasil já tem 10 boxeadores classificados para os Jogos Olímpicos. Além de Bolinha, Michael Douglas (51kg), Wanderley "Holyfield" Pereira (80kg), Keno Machado (92kg), Abner Teixeira (+92kg) estão qualificados no masculino, enquanto Carol Naka (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Bárbara Santos (66kg) no feminino.
No total, o Time Brasil tem 165 vagas conquistadas para Paris em 30 modalidades, sendo 102 femininas e 48 masculinas, além de outras 15 sem gênero definido (hipismo e revezamentos da natação).