Enquanto o Brasil disputa o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em Glasgow, na Escócia, sem nenhum resultado expressivo, um torneio de menor porte em São Paulo pode ter garantido mais um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris.
No sábado (2), durante o 3° Encontro de Atletismo da Federação Paulista, disputado no Centro Olímpico, em São Paulo, Matheus Lima completou a prova dos 400 metros rasos em exatos 44seg52, conquistando o índice olímpico. A marca o coloca como líder do ranking sul-americano e dono do terceiro melhor tempo da história na América do Sul. Ele é o terceiro atleta do país a superar o índice para Paris. Antes dele, Alison dos Santos e Lucas Carvalho também superaram o tempo. Porém, Alison já informou que não participará da prova porque irá se concentrar na sua especialidade, os 400 metros com barreiras.
Treinado pelo ex-atleta olímpico Sanderlei Parrela, quarto colocado nesta prova nos Jogos de Sydney em 2000 e vice-campeão do mundo em 1999, Matheus superou o índice exigido para uma vaga em Paris em 0seg52. Por pouco, ele também não superou o recorde brasileiro que é de 44seg29 e pertence a seu treinador, que registrou o tempo quando foi prata no Mundial de Sevilla, na Espanha.
Matheus Lima tem apenas 20 anos e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. Na oportunidade, o jovem nascido em Fortaleza conversou com a reportagem de GZH e contou um pouco de sua carreira esportiva e sua primeira paixão, o futebol, que quase o trouxe para Porto Alegre para jogar no Grêmio.
Agora, o Brasil passa a contar com 13 vagas no atletismo em Paris, sendo 11 masculinas e duas femininas.
Veja a lista de brasileiros com índices para os Jogos Olímpicos até o momento:
- Feminino
Marcha atlética 20km (2) - Érica Sena e Viviane Lyra - Masculino
Arremesso do peso - Darlan Romani
Marcha atlética 20km - Caio Bonfim
Maratona - Daniel Nascimento
100m rasos (2) - Erik Cardos e Felipe Bardi
110m com barreiras - Rafael Pereira
400m rasos (3) - Matheus Lima, Lucas Carvalho e Alison dos Santos
400m com barreiras - Alison dos Santos
Salto triplo - Almir Júnior