A brasileira Ingrid Gamarra Martins, atualmente número 53 do mundo no ranking feminino de duplas, conseguiu uma vaga de última hora na chave de duplas do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos. Aproveitando a oportunidade ao lado da russa Anna Blinkova, a dupla estreou com uma vitória convincente neste domingo (24) no torneio, que oferece uma premiação total de US$ 8,8 milhões (R$ 44 milhões).
As duas entraram no lugar das americanas Madison Keys e Peyton Stearns, que desistiram do torneio, e fizeram valer a chance para derrotar as chinesas Xinyu Jiang e Yue Yuan por 2 a 0, com um placar de 6/0 e 6/3, em apenas 53 minutos de partida.
Até a noite do sábado (23), Ingrid era a segunda "alternate", pronta para ingressar no torneio em caso de desistência de alguma participante. E duas baixas ocorridas no domingo abriram o caminho para sua entrada na competição.
Ingrid e Blinkova demonstraram entrosamento e eficiência desde o início, dominando completamente o primeiro set e mantendo o ritmo no segundo, quando abriram grande vantagem, conquistando uma vitória com rapidez.
Na próxima fase, a brasileira e a russa podem enfrentar a taiwanesa Su-Wei Hsieh e a belga Elise Mertens, consideradas a melhor dupla da atualidade e cabeças de chave número 1. Hsieh e Mertens ainda disputarão a partida contra a espanhola Cristina Bucsa e a russa Alexandra Panova nas oitavas de final.
Já Luisa Stefani, principal duplista do Brasil, acabou eliminada na estreia. Cabeças de chave número 7, ela e a holandesa Demi Schuurs foram surpreendidas pela romena Monica Niculescu e Oksana Kalashnikova, da Geórgia, que marcaram 2 a 1, de virada, parciais de 2/6, 6/2 e 10-6 no match tie-break.