A mineira Alice Hellen Gomes conquistou nesta quinta-feira (14), a medalha de prata da etapa de Alkmaar, na Holanda, da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim. Segunda colocada nas eliminatórias, a brasileira obteve nota 53.500 na final. A medalha de ouro foi para a azeri Seljan Mahsudova (54.400). A letã Darja Ovcaruka (51.610) garantiu o bronze.
No masculino, Rayan Dutra ficou em oitavo lugar. Ele teve problemas em sua apresentação e terminou com nota 6.630. O ouro foi do belga Darwin Billiet (57.190), com o uzbeque Mirshokhid Khasanboev (57.095) levando a prata e o alemão Miguel Feyh (56.930) garantindo o bronze.
O Brasil não participou das disputas sincronizadas, que foram vencidas pelos italianos Marco Lavino e Samuele Patisso, no masculino, e pelas holandesas Madelief Wijkstra e Romana Schuring, no feminino.
Alice Hellen conseguiu para o Brasil uma vaga olímpica em Paris graças a um resultado histórico (6º lugar) no Mundial de Birmingham, na Inglaterra, no ano passado. A decisão de quem irá para Paris cabe ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), já que a vaga é destinada à entidade e não para as atletas.
Na próxima semana, entre os dias 23 e 24, em Cottbus, na Alemanha, será disputada uma etapa da Copa do Mundo. onde serão atribuídos pontos que contarão para o ranking olímpico que servirá como base para a distribuição de vagas nos Jogos de Paris. O evento de Alkmaar faz parte do calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG), mas não contou pontos para a classificação olímpica.