O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu em seu Centro de Treinamento, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, nesta semana, presidentes de 25 confederações brasileiras olímpicas para tratar de diversos assuntos relacionados aos Jogos de Paris-2024. As ausências de nove das 34 entidades olímpicas vinculadas ao COB se justificaram pela participação em eventos internacionais.
No encontro, foram passadas orientações gerais de logística, hospedagem, credenciamento e disponibilidade de ingressos para os integrantes da Família Olímpica. Também foram detalhadas questões como o funcionamento das operações da base do Time Brasil em Saint-Ouen e a logística para visitas à Vila dos Atletas e ao espaço específico do COB em Paris.
Outros temas apresentados foram esclarecimentos sobre a regra 40 da Carta Olímpica, que trata das possibilidades de publicidade e propaganda de marcas parceiras das confederações e dos atletas no período dos Jogos Olímpicos e a importância e funcionamento do Programa Esporte Seguro, que objetiva a a implementação de princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente seguro, acolhedor e respeitador para os atletas e demais envolvidos com o esporte.
— Essa reunião simboliza três coisas importantes sobre o COB. Primeiro a transparência, sempre colocando os presidentes a par do que está acontecendo. Uma prática muito importante. Segundo, a extrema organização, todo o esforço que o COB está fazendo para que todos da delegação tenham uma boa experiência entendendo que os dirigentes têm um papel importante durante os Jogos; e por último, o investimento em estrutura que o COB coloca à disposição das Confederações e dos atletas. Um esforço também na parte psicológica, de saúde e comercial, evitando que o atleta tenha problemas em qualquer uma dessas áreas— comentou Marco Aurélio Sá, da Confederação Brasileira de Vela.(CBVela), modalidade responsável por 19 medalhas brasileiras nas história olímpica, sendo oito delas de ouro.
Até o momento, o Time Brasil tem 157 vagas já garantidas para Paris em 28 modalidades.A projeção do COB é que 330 atletas estejam competindo na França.