Internada desde o dia 23 de dezembro, quando fazia um treino no distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos, interior de São Paulo, e acabou sofrendo um grave acidente, a triatleta Luísa Baptista conseguir falar pela primeira vez nesta quarta-feira (21), na UTI do Hospital São Luiz, na capital paulistana. De acordo com seu irmão, Vitor Duarte, as primeiras palavras foram um agradecimento.
— Obrigada por salvar minha vida — falou a triatleta para a doutora Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento, como revelou Vitor em post nas redes sociais.
— Esse agradecimento não é apenas da Lu, é de nossa família também. Muito obrigado.
O irmão da campeã pan-americana ainda falou da evolução clínica de Luísa Baptista.
"Ela continua apresentando uma melhora significativa em seu quadro. Cada vez mais consciente, consciente de si, de seu passado e entendendo bem a situação", escreveu.
"Ontem (terça-feira) a Lu estava extremamente comunicativa com seus sinais, respondendo a todas as perguntas que lhe eram feitas, se emocionava e sorria com as coisas que lhe falávamos."
A triatleta foi atropelada por um motociclista sem habilitação e sofreu um politraumatismo, lesionando os pulmões e sofrendo diversas fraturas nas costas e na perna direita. Foi submetida a algumas cirurgias e ainda continua sob cuidados. Mas evolui a cada dia.
"Hoje (quarta-feira), nossa comunicação que era apenas por piscadas, apertos de mão ou movimentações do pescoço começaram a acontecer em forma de palavras. A Lu está começando a conseguir conversar novamente, no seu tempo e como consegue, mas deu novamente um passo largo nessa corrida. Agora os trabalhos com a equipe de fonoaudiologia serão acentuados. Tenho certeza que em breve traremos mais novas boas notícias.", explicou Vítor.