Embalado pela boa semana no Rio de Janeiro, quando parou nas quartas de final do Rio Open, o paranaense Thiago Wild fez sua estreia no ATP 250 de Santiago, no Chile, nesta terça-feira (27) e superou o argentino Roman Andrés Burruchaga em sets diretos, com um duplo 6/4, em 1h42min de partida.
Vindo do qualifying, Roman é filho do meia-atacante Jorge Luis Burruchaga, autor do gol do título da Argentina na Copa do Mundo de 1986 contra a Alemanha. Outro gol importante marcado por ele aconteceu na decisão da Libertadores de 1984, entre Independiente e Grêmio, vencida pelos argentinos por 1 a 0 em Porto Alegre. Na partida de volta um 0 a 0 garantiu o sétimo título da América para o clube de Avellaneda.
Com a vitória, Thiago Wild garantiu presença nas oitavas de final do torneio onde foi campeão em 2020. Número 73 do ranking mundial, o brasileiro agora vai encarar o francês Arthur Fils, de 19 anos e 44º do ranking mundial da ATP.
Wild se impõe em jogo duro
Wild abriu a partida quebrando o serviço de Burruchaga. Depois, bastou confirmar os saques para fechar em 6 a 4. O segundo set começou ainda melhor, com o brasileiro aproveitando dois break points e abrindo logo 3 a 0.
Mas Burruchaga mostrou força, devolveu as duas quebras e igualou o placar em 3 a 3. Quando tinha a chance da virada, novamente perdeu o serviço. Desta vez, Wild não bobeou mais e fechou em novo 6 a 4, no primeiro match point.
—Santiago é um lugar onde gosto muito de jogar, me sinto bem e sempre que tenho a oportunidade jogo aqui. Apesar das condições diferentes, me adapto rápido e hoje não foi diferente. Foi um bom jogo, ele jogou muito sólido, mas aproveitei as poucas chances que tive e confiança da semana passada no Rio Open para estrear bem— celebrou Wild.
Sobre o duelo com Arthur Fils, Wild acredita em um confronto de muita intensidade.
—Nos conhecemos há alguns anos, nunca jogamos, mas é um jogador muito bom, sólido e o que posso oferecer, depois de ter uma ótima semana no Rio, é entrar com intensidade alta e fazer o melhor que puder para tentar sair com a vitória.
Em outros jogos encerrados, o espanhol Albert Ramos Viñolas fez 6/3 e 6/2 sobre o boliviano Hugo Delien e nas oitavas vai enfrentar o compatriota e oitavo favorito Jaume Munar, que passou por outro espanhol, Bernabé Zapata Miralles, com parciais de 6/4 e 6/1.
Já o argentino Juan Manuel Cerúndolo provocou a primeira zabra. Ele venceu o alemão e quinto cabeça de chave Yannick Hanfmann por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 7/5.