A terça-feira (20) foi de boas e más notícias para os fãs brasileiros de tênis. Ao mesmo tempo em que perdeu seus dois medalhões na chave de simples, o Rio Open viu o Brasil assegurar três representantes da casa nas oitavas de final, algo inédito na história do maior torneio da América do Sul.
Thiago Monteiro e Felipe Meligeni se juntaram a Thiago Wild, na noite de terça, contando com sorte e bom desempenho em quadra. Monteiro só jogou dois games e viu o rival, o espanhol Carlos Alcaraz, grande favorito ao título até então, abandonar após somente 18 minutos de confronto.
O cabeça de chave número 1 deixou a partida de forma precoce por causa de uma torção no tornozelo direito logo na disputa do segundo ponto da partida.
— Eu pisei meio forte quando estava trocando de direção e caí. Foi um pouco de falta de sorte, eu estava com uma boa expectativa, esse é um torneio onde sempre jogo bem, então vou embora um pouco triste por não terminar um jogo como esse, mas são coisas que acontecem — disse Alcaraz.
A lesão pode atrapalhar a sequência da temporada do número dois do mundo. Alcaraz tem agendada uma exibição com o compatriota Rafael Nadal, no dia 3 de março, em Las Vegas. Depois iria disputar os Masters 1000 de Indian Wells e de Miami, ambos também nos Estados Unidos.
Se Monteiro avançou com um W.O. do adversário, Felipe Meligeni precisou suar para superar o argentino Pedro Cachin em três sets. Eles vão fazer um raro confronto brasileiro na chave do Rio Open, nas oitavas. Wild se garantiu nesta fase na segunda. E o Brasil ainda poderá confirmar um quarto representante nesta fase se João Fonseca surpreender o francês Arthur Fils nesta quarta.
WAWRINKA ESTREIA COM DERROTA
O Rio Open perdeu em poucas horas, na noite desta terça, seus dois principais medalhões. Dono de três títulos de Grand Slam, o suíço Stan Wawrinka perdeu para o argentino Facundo Diaz Acosta sem vencer sets. O ex-número três do mundo lamentou a queda precoce e deixou em aberto um possível retorno ao torneio no futuro.
— Estou triste pela derrota. Eu comecei bem, tentei lutar no segundo set, tentei voltar, tentei buscar energia, mas não consegui. Tive a chance de devolver a quebra e não consegui. Foi incrível estar aqui no Rio, eu tive muita torcida aqui, tentei usar isso para voltar ao jogo, mas não deu. Foi a minha primeira vez no Rio, tive uma recepção incrível, muita torcida e estava muito feliz de estar aqui, a cidade é maravilhosa, este lugar tem muita energia e espero poder voltar — comentou.
DIA CHEIO
O estrago causado pela chuva na programação de terça fez inchar a agenda de jogos desta quarta. Serão 10 jogos, entre simples e duplas, incluindo partidas da primeira e segunda rodadas a partir das 16h30min, no Jockey Club Brasileiro.
Confira a programação desta quarta-feira:
QUADRA GUGA KUERTEN - 16h30min
- 1ª rodada - Arthur Fils (FRA) x João Fonseca (BRA)
Não antes das 19h
- 2ª rodada - Jaume Munar (ESP) x Thiago Wild (BRA)
- 2ª rodada - Tomas Barrios Vera (CHI) x Cameron Norrie (ING)
QUADRA 1 - 16h30min
- Francisco Cerundolo (ARG) X Albert Ramos-Vinolas (ESP)
- Marcelo Melo (BRA)/Matwe Middelkoop (NED) X Nicolas Barrientos (COL)/Rafael Matos (BRA)
Não antes das 19h
- Dusan Lajovic (SRB) X Laslo Djere (SRB)
QUADRA 2 - 16h30min
- Simone Bolelli (ITA)/Andrea Vavassori (ITA) X Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG)
Não antes das 18h
- Rajeev Ram (EUA)/Joe Salisbury (ING) X Julian Cash (ING)/Robert Galloway (EUA)
Após descanso
- Maximo Gonzalez (ARG)/Andres Molteni (ARG) X Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA)
QUADRA 4 - 16h30min
- Sebastian Ofner (AUT)/Bernabe Zapata Miralles (ESP) X Alexander Erler (AUT)/Lucas Miedler (AUT)