O tetracampeão mundial de boxe Acelino "Popó" Freitas irá enfrentar o bodybuilder Kléber "Bambam" em uma das lutas do Fight Music Show, evento que está marcado para o dia 24 de fevereiro, no Vibra, em São Paulo. Em um primeiro momento, o embate entre um ex-profissional e um amador, pelo menos no mundo das lutas, causa espanto. Qual a motivação de Popó e Bambam ao entrarem no ringue?
O ponto inicial a ser levado em conta é um fenômeno que ganhou força nos Estados Unidos, em 2020. O boxeador e influenciador Jake Paul promoveu uma luta entre Mike Tyson e Roy Jones Jr, ambos aposentados. Depois, o próprio Paul resolveu desafiar o jogador de basquete Nate Robinson.
A iniciativa se mostrou promissora, e um novo mercado surgiu. No Brasil, o youtuber Whindersson Nunes tem se arriscado com as luvas, tendo duelado, inclusive, com Popó, em janeiro de 2022, em uma luta de exibição que terminou empatada.
A questão é que ex-profissionais das lutas e os influenciadores digitais movimentam uma legião de fãs. Desta forma, os eventos acabam somando altas cifras em patrocínios.
Em 2002, Bambam foi o campeão da edição de estreia do BBB, da Globo. Como prêmio, recebeu a quantia de R$ 500 mil. Recentemente, embora tenha preferido não externar o montante arrecadado, afirmou que a recompensa pelo combate ultrapassará o valor pela participação vitoriosa no reality show.
— Essa luta já passou do prêmio do Big Brother, particularmente, para mim. Essa luta, só de patrocinadores, já deu mais de dois ou três prêmios de BBB — afirmou Bambam em entrevista ao podcast Ticaracaticast.
Em contato com a reportagem de GZH, a assessoria de Bambam, que treina especificamente para o enfrentamento há nove meses, ressaltou o desejo de "nocautear Popó". Além disso, o fisiculturista quer "chocar o mundo" superando um multicampeão.
Popó tem sido mais discreto quanto ao faturamento pela presença no FMS 4 e não tem abordado o assunto. Aposentado oficialmente desde 2017, o pugilista segue uma intensa rotina de treinos.
— A minha expectativa para essa luta é a melhor possível. De nocaute. Vim fazer meu camp em Belém. Tenho certeza absoluta que vai ser mais um nocaute. É isso que eu espero — projetou Popó em conversa com o ge.globo.
Onde assistir ao Fight Music Show 4:
O evento está marcado para às 19h (horário de Brasília), na Vibra São Paulo, capital paulista. Portões abrem às 18h. O card principal terá transmissão ao vivo no canal Combate. A luta entre Popó Freitas e Kléber Bambam será transmitida na TV Globo após o programa Altas Horas. Já o card preliminar será transmitido no YouTube do Combate.
Card principal (regras do boxe)
- Acelino Popó Freitas x Kléber Bambam
- Nego do Borel x MC Gui
- Emilene Juarez x Fernanda Lacerda
- Thomaz Costa x Luiz Otávio Mesquita
- Pobre Loco e Sheviii2k x Reyphysique e Cavalo
Card preliminar
- Fábio Maldonado x Leo Leleco (boxe)
- Lucas Bomba x Martin Farley (MMA)
- Wellington Souza x Hugo Paiva (MMA)
- Pedro Oliveira x Max Alves (MMA)