O tenista russo Karen Khachanov, número 17 do ranking mundial, venceu neste sábado (24) a final do ATP 250 de Doha, e conquistou assim o sexto título de sua carreira, ao derrotar o tcheco Jakub Mensik, de 18 anos, por 7/6 (112) e 6/4.
Com a vitória, o russo de 27 anos evitou que o surpreendente Mensik (117º do mundo e participante do torneio graças a um convite) se tornasse o tenista mais jovem a vencer um torneio ATP desde que o espanhol Carlos Alcaraz venceu em Umag, em 2021.
Depois de eliminar o primeiro cabeça-de-chave do torneio de Doha, o russo Andrey Rublev, e o veterano britânico Andy Murray, Mensik não pareceu impressionado por disputar sua primeira final e só perdeu o primeiro set após um tie break muito longo, depois de ter desperdiçado quatro set points.
O tcheco, que graças a este desempenho no Catar entrará no Top 100 do ranking da ATP a partir de segunda-feira, sofreu uma única quebra no primeiro game do segundo set e Khachanov, muito confiante no saque, aproveitou para garantir a vitória.
Nas duplas, o britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus sagraram-se campeões. Na final, eles bateram os italianos Lorenzo Musetti e Lorenzo Sonego por 2 a 1, parciais de 7/6 (0), 2/6 e 10-8.
Pata Murray este foi o 32º título em 63 finais disputadas, enquanto Venus comemorou o 22º em 44 decisões. Juntos, eles somam cinco conquistas em oito finais disputadas.
* AFP