Os playoffs da NFL começaram e quatro equipes já avançaram de fase no final de semana. A rodada de Wild Card teve início no sábado, seguiu no domingo e vai acabar nesta segunda-feira com mais duas partidas.
Houston Texans e Kansas City Chiefs se classificaram pela Conferência Americana (AFC), enquanto Green Bay Packers e Detroit Lions avançaram pela Conferência Nacional (NFC). Ainda restam duas vagas, que serão definidas nesta segunda (15): Buffalo Bills x Pittsburgh Steelers e Tampa Bay Buccaneers x Philadelphia Eagles.
Finalizados os jogos que faltam, a rodada de Divisional Round estará definida e será disputada no próximo final de semana.
Como foram os jogos
Texans vencem e C.J. Stroud brilha
A primeira partida de playoffs da carreira do quarterback C.J. Stroud foi especial. O jogador de 22 anos teve uma atuação sólida e com momentos de brilho. Ele lançou 274 jardas e três touchdowns, sendo decisivo para o triunfo do Houston Texans por 45 a 14 sobre o Cleveland Browns.
Destaque para a defesa da equipe vencedora. O quarterback Joe Flacco não teve sossego e foi forçado a cometer erros. Ele lançou para duas pick six — interceptação retornada para touchdown.
Chiefs esquentam noite congelante em Kansas
Nem mesmo a temperatura de -19ºC — com sensação de -31ºC — foi capaz de parar o Kansas City Chiefs, que venceu por 26 a 7 o Miami Dolphins. O frio influenciou no estilo de jogo das equipes, que tiveram que correr mais com a bola. O running back Isiah Pacheco esteve inspirado, contribuindo com 24 corridas para 89 jardas e um touchdown.
A franquia derrotada não conseguiu correr e ficou a espera de uma boa atuação do quarterback Tua Tagovailoa. No entanto, ele não conseguiu fazer muita coisa contra a defesa dos Chiefs, lançando para 199 jardas apenas e uma interceptação.
Packers envergonham os Cowboys em casa
A cidade de Dallas estava animada com o mando de campo nos playoffs. Uma chance boa dos Cowboys avançarem de fase e brigarem pela vaga no Super Bowl. No entanto, os torcedores foram surpreendidos por um Green Bay Packers inspirado. O quarterback Jordan Love comandou a vitória por 48 a 32, tendo três touchdowns lançados e 272 jardas em seu primeiro jogo de playoffs.
Além dele, o running back Aaron Jones também se destacou. Ele correu para 118 jardas e marcou três vezes. Essas duas atuações mostraram diversas fraquezas da defesa de Dallas, que conseguiu tomar pontos de todos os jeitos. No ataque, Dak Prescott pouco fez a favor do seu time. Ele ainda terminou a partida com duas interceptações em momentos decisivos. A diferença no placar seria maior, mas os Packers tiraram o pé no final e chegaram a colocar reservas em alguns momentos.
Goff leva a melhor contra Stafford
O confronto mais equilibrado até o momento teve a vitória dos Lions contra os Rams por 24 a 23. A cidade de Detroit não recebia uma partida de playoffs há 30 anos. A torcida fez a diferença, infernizou o ex-quarterback da franquia Matthew Stafford, e celebrou muito a boa partida do atual titular Jared Goff, ex-Rams, que terminou o duelo com 277 jardas e um touchdown.
Mesmo com uma grande atuação de Puka Nacua, que recebeu nove passes para 181 jardas e um touchdown, isso não foi suficiente para a equipe de Los Angeles acabar com a festa de Detroit. Em momentos de pressão da torcida, o ataque dos Rams se viu obrigado a pedir seus tempos. No final, eles fizeram falta, pois os Lions souberam gastar o relógio de maneira inteligente para voltar a vencer em playoffs após 32 anos.