A combinação de vento, neve e frio neste final de semana promete ser um ingrediente à parte na primeira rodada de playoffs da NFL. O jogo entre Chiefs e Dolphins, neste sábado (13), em Kansas City, pode até mesmo entrar para a história como uma das partidas mais frias da história da modalidade.
A previsão aponta uma temperatura de -19ºC durante a noite em Kansas City. No auge do inverno norte-americano, a nevasca forte e os ventos que podem chegar a 45km/h devem fazer a sensação térmica ser ainda menor. O Arrowhead Stadium não tem cobertura, então a tendência é que o verde do gramado dê lugar ao branco do gelo.
Apesar das condições adversas, não há planos de adiar o jogo até o momento, mesmo com possibilidade de frio recorde na cidade de Kansas City, que fica no estado de Missouri, Centro-Oeste dos Estados Unidos.
O registro de jogo mais frio da NFL até hoje foi em 1967, na final daquele campeonato. Green Bay Packers e Dallas Cowboys se enfrentaram com os termômetros marcando -26ºC no Lambeau Field e uma sensação térmica de -44ºC. O Packers venceu a partida por 21 a 17.
Os Chiefs, atuais campeões do Super Bowl, já têm experiência em jogar em condições climáticas adversas. O quarterback Patrick Mahomes disputou 14 partidas abaixo de zero, com retrospecto positivo. A neve, no entanto, deve forçar o time a apostar mais no jogo terrestre, devido a bola estar escorregadia, além de redobrar os cuidados em lances em que é necessário chutar a bola, por conta da força do vento.
Já os Dolphins, que são de Miami, na costa leste dos EUA, são acostumados a um clima praiano de temperaturas amenas. Com o playbook baseado em jogadas explosivas de passe, Tua Tagovailoa deve ter dificuldade de executar o jogo aéreas. O quarterback só jogou uma vez em condição de frio extremo, no ano passado, na derrota para o Buffalo Bills.
Além do jogo entre Chiefs e Dolphins, outro duelo também deve acontecer com temperatura negativa. Bills e Steelers se enfrentam em Buffalo com previsão de -4ºC no domingo (14). Há também um alerta de tempestade para a cidade, que fica no estado de Nova York.