O momento decisivo da temporada da NFL chegou. Os playoffs começam neste final de semana, com seis partidas pela rodada de Wild Card. Quem vencer avança. Quer perder dá adeus ao sonho de conquistar o Super Bowl LVIII, que será disputado no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas.
Os confrontos do Wild Card são equilibrados e geralmente são resolvidos em pequenos detalhes. Nos playoffs da NFL, por se tratar de apenas um jogo para garantir a classificação, favoritos podem ser derrubados por conta de um dia ruim da equipe, por exemplo.
Fatores climáticos, erros individuais e decisões ruins da arbitragem também influenciam. Contudo, tirando esses fatores, há favoritos em cada um dos confrontos e jogadores que podem fazer a diferença. GZH ouviu especialistas para cada um dos confrontos.
Rodada de Wild Card
Houston Texans x Cleveland Browns
Por Alex Torrealba, membro do PrimeCast, podcast de NFL e NBA de GZH
O jogo que abre os playoffs não envolve nenhum dos favoritos a chegar no Super Bowl, mas são duas equipes que podem surpreender. No caso, ambas já fizeram isso durante a temporada regular. Pelos Texans, o quarterback C.J. Stroud, apesar da inexperiência na NFL, é a esperança de chegar ainda mais longe. Ele deve vencer o prêmio de novato ofensivo do ano e tem tudo para se tornar um dos grandes da Liga.
Pelos Browns, a defesa agressiva é a chave para vencer o confronto. Myles Garrett é um jogador capaz de decidir a qualquer momento e deve incomodar Stroud. Houston tem a vantagem de jogar em casa, mas Cleveland tem um leve favoritismo por ter mais peça de impacto.
Kansas City Chiefs x Miami Dolphins
Por Janaina Wille, membro do PrimeCast, podcast de NFL e NBA de GZH
Atuais campeões, os Chiefs não fizeram uma temporada regular brilhante, mas o suficiente para vencer a divisão. Já os Dolphins tinham a AFC Leste nas mãos, mas viram o título escapar na última rodada. Kansas City tem mais experiência e tem Patrick Mahomes que, mesmo com um corpo de recebedores fraco, tende a fazer a diferença, especialmente com sua química com Travis Kelce. Além disso, a defesa dos Chiefs mostrou muita evolução ao longo da temporada.
O time de Miami, por sua vez, teve dificuldades para vencer oponentes de campanha positiva e chega com muitas lesões, especialmente na defesa. A esperança é a conexão de Tua Tagovailoa com Tyreek Hill (ex-Chiefs). A dupla liderou as principais estatísticas ofensivas durante a primeira fase. Um ingrediente especial será o frio, a neve e o vento. A previsão é de -14ºC em Kansas City no sábado. Nessas condições, os Chiefs levam muita vantagem.
Buffalo Bills x Pittsburgh Steelers
Deivis Chiodini, comentarista dos canais ESPN
Para Pittsburgh, desfalcado de T.J. Watt, será preciso instaurar o caos. Um jogo que fuja do script, com lances fora do comum. Buffalo vive um grande momento, tendo vencido cinco jogos consecutivos e encontrou uma fórmula ofensiva mais equilibrada — correndo mais com os running backs —, além de a defesa estar conseguido turnovers.
Contudo, fatores climáticos podem ajudar Pittsburgh: a previsão é de muito frio e com ventos acima de 45 km/h. Isso deixa tudo mais imprevisível e pode equilibrar o jogo. Todavia, se nada de extraordinário acontecer, Buffalo deve vencer a partida.
Dallas Cowboys x Green Bay Packers
Por Alex Torrealba, membro do PrimeCast, podcast de NFL e NBA de GZH
O momento de Dak Prescott calar os críticos chegou. O quarterback dos Cowboys terá a primeira chance de mostrar que pode levar sua equipe mais longe, como sempre se espera no início da temporada. O adversário teoricamente é mais fraco em questão de talentos. Na prática, isso pode mudar no decorrer da partida. CeeDee Lamb é o destaque no ataque, enquanto Micah Parsons é o coração da defesa de Dallas.
Ele vai incomodar bastante Jordan Love, que terá sua primeira experiência em playoffs. Os Packers não imaginavam chegar até esse momento nesta temporada. Já que chegaram, podem jogar sem pressão e tentar incomodar. Forçar erros de Prescott e aproveitar cada posse de bola é a chave para Green Bay sonhar com uma surpreendente vitória.
Detroit Lions x Los Angeles Rams
Por Janaina Wille, membro do PrimeCast, podcast de NFL e NBA de GZH
O duelo mais interessante dos playoffs. Há uma grande expectativa, uma vez que Matthew Stafford foi a primeira escolha geral dos Lions em 2009, ficou 12 anos em Detroit e nunca conseguiu levar o time aos playoffs. Já Jared Goff foi a primeira escolha do Draft de 2016 pelos Rams, levou o time ao Super Bowl, mas não conseguiu vencer.
Hoje, Goff joga em Detroit e leva o time à pós-temporada pela primeira vez em muito tempo. Stafford está em Los Angeles e já venceu o Super Bowl com a equipe em 2022. O Lions chega com um leve favoritismo, pois joga em casa — esse será o primeiro jogo de playoffs em casa em 30 anos — teve uma campanha mais consistente na temporada regular e tem um elenco mais completo. Por outro lado, os Rams têm a experiência de ter vencido o título há dois anos e têm um quarteto de ataque muito explosivo com Stafford, Cooper Kupp, Puka Nacua e Kyren Williams.
Tampa Bay Buccaneers x Philadelphia Eagles
Deivis Chiodini, comentarista dos canais ESPN
Esse é o confronto que não dá para confiar em ninguém. Tampa Bay fez uma temporada bem acima do esperado, mas ainda assim é um time inconstante, sendo Baker Mayfield a personificação disso. Já os Eagles entraram numa espiral decrescente e tiveram cinco derrotas nas últimas seis partidas.
A secundária de Philadelphia tem problemas e Mike Evans pode ser um confronto favorável para os Bucs, mas no geral os Eagles têm mais talento e devem vencer. Jogo equilibrado, que deve ser decidido no final, mas onde a seta aponta levemente para Philadelphia.