A temporada regular da NFL chegou ao fim, mas rendeu diversas histórias. Pensando nos melhores jogadores e treinadores, a Liga oferece prêmios individuais pelo desempenho nas 18 rodadas da temporada, sem considerar os playoffs.
A caminhada rumo ao Super Bowl LVIII começa no próximo final de semana e os principais destaques da fase regular estarão em campo em busca da glória máxima do futebol americano. Confira quem são os favoritos aos prêmios individuais que serão entregues uma semana antes da grande decisão da NFL.
MVP
Esse prêmio é dado ao jogador que foi considerado o mais valioso da temporada, ou seja, aquele atleta que mais se destacou durante as partidas. Geralmente essa premiação é entregue ao melhor quarterback da temporada regular, visto que poucas vezes jogadores de outras posições venceram.
Em 2023/2024, a disputa pelo MVP demorou a ter favoritos. Falou-se bastante sobre eleger um atleta de outra posição, mas no fim o prêmio deve ser dado para Lamar Jackson, do Baltimore Ravens. Ele já foi eleito em 2019 e fez uma temporada atual sólida, fazendo com que sua franquia tivesse a melhor campanha da NFL inteira.
Passando a bola, Lamar foi efetivo e seguro, apesar de não estar entre os líderes das estatísticas. O quarterback passou para 3.678 jardas, 24 touchdowns e apenas sete interceptações. Correndo com a bola, ele teve 821 jardas e cinco touchdowns marcados.
Jogador ofensivo
Pode ser considerada a medalha de prata do prêmio de MVP. Nesse prêmio, o atleta de ataque que mais se destacou é premiado. A NFL não costuma escolher o mesmo jogador que foi eleito o mais valioso, e as outras posições são valorizadas.
Na temporada atual, o running back Christian McCaffrey, do San Francisco 49ers, deve ser o jogador ofensivo. Ele foi cogitado como MVP, mas dificilmente vencerá por conta de Lamar Jackson.
Mesmo assim, ele fez uma temporada incrível e com números expressivos. Correndo com a bola, McCaffrey totalizou 1.459 jardas e anotou 14 touchdowns. Recebendo passes ele também foi bem, conseguindo 564 jardas e marcado mais sete touchdowns.
Outro jogador que merecia esse prêmio é Tyreek Hill, wide receiver do Miami Dolphins. Ele também fez uma grande temporada, mas não deve vencer por ter perdido algumas partidas por lesão.
Jogador defensivo
A disputa pelo prêmio de melhor jogador de defesa é sempre acirrada. Geralmente os EDGE rushers, responsáveis por pressionar os quarterbacks adversários, destacam-se mais.
T.J. Watt, linebacker do Pittsburgh Steelers, surge como favorito a receber esse prêmio. Ele liderou a NFL em sacks — quando o jogador de defesa derruba o quarterback antes de ele passar a bola —, com 19 no total. Com isso, ele forçou quatro fumbles e recuperou a posse para sua equipe em três oportunidades.
Deu tempo, também, para Watt realizar uma interceptação e anotar um touchdown. Com certeza, esse jogador foi determinante para os Steelers chegarem aos playoffs.
Calouro ofensivo
Essa disputa envolve os jogadores que estão disputando seu primeiro ano na NFL. Atletas que foram recrutados no Draft ou entraram na Liga por outros meios podem ser considerados na disputa.
Pensando no ataque, dois jogadores concorrem ao prêmio. O quarterback C.J. Stroud, do Houston Texans, é um deles. Ele foi responsável direto para sua equipe chegar aos playoffs e vencendo a divisão. O jovem de 22 anos teve 4.108 jardas lançadas, 23 touchdowns e cinco interceptações. Além disso, ele marcou três vezes correndo com a bola.
O outro candidato é Puka Nacua, wide receiver do Los Angeles Rams. Ele entrou na disputa por ter quebrado os recordes de recepção e de jardas recebidas de um novato em toda a história da NFL. Ele recebeu 105 passes, totalizando 1.486 jardas e seis touchdowns.
Ambos merecem o prêmio, mas apenas um vai levar. Por ser quarterback, C.J. Stroud tem um leve favoritismo, mas a quebra dos recordes por Nacua também pode ser determinante.
Calouro defensivo
Pensando na defesa, outro novato dos Texans está na disputa. O EDGE Will Anderson Jr., terceira escolha geral do último Draft, fez uma boa temporada de calouro e não teve grande concorrência.
Ele totalizou sete sacks e conseguiu realizar 45 tackles, mostrando-se um jogador importante para neutralizar o jogo terrestre dos adversários.
Técnico
Além dos jogadores, o melhor treinador da temporada também é escolhido. Esse prêmio geralmente é entregue para um técnico que consegue entregar bom resultado com um time considerado limitado.
Em 2023/2024, pelo menos três nomes merecem ser mencionados nessa disputa. O primeiro é Kevin Stefanski, do Cleveland Brows, que conseguiu superar a lesão do seu quarterback titular, formou uma boa defesa e achou alternativas importantes para sua equipe chegar aos playoffs com uma boa campanha. É considerado o favorito ao prêmio pelas casas de aposta dos EUA.
O segundo é Dan Campbell, do Detroit Lions. Considerado um dos treinadores mais ousados da atualidade, ele tem sua equipe na mão e é conhecido por motivar seus jogadores. Poderia ter terminado a temporada regular com a melhor campanha da Conferência Nacional (NFC), mas sua ousadia foi excessiva em alguns momentos. Os Lions devem incomodar nos playoffs.
Por fim, DeMeco Ryans, do Houston Texans, é outro que fez muito com pouco. Em seu primeiro trabalho como treinador principal pegou uma equipe jovem, porém, talentosa, e soube extrair o melhor dos seus jogadores. Foi um primeiro passo importante para o sucesso da franquia e nos playoffs ele quer seguir fazendo mais.