O dinamarquês Holger Rune, número 8 do mundo, vai enfrentar no domingo o búlgaro Grigor Dimitrov (14º) na decisão do ATP 250 de Brisbane, uma final entre os dois principais cabeças de chave do torneio.
Nas semifinais deste sábado (6), Rune, de 20 anos, se classificou primeiro ao derrotar o russo Roman Safiullin (39º) com parciais de 6-4 e 7-6 (0).
Depois, Dimitrov (32 anos) bateu com parciais de 6/3 e 7/5 o australiano Jordan Thompson (55º), carrasco do espanhol Rafael Nadal nas quartas de final.
O búlgaro continua a boa fase da reta final de 2023, quando avançou à semifinal do Masters 1000 de Xangai e à final no de Paris e vai em busca do nono título da carreira, o segundo em Brisbane.
Rune disputará sua nona decisão na ATP e tentará o quinto troféu, o primeiro desde abril de 2023 quando venceu no saibro de Munique.
Chave de duplas também será definida entre cabeças 1 e 2
A exemplo do torneio de simples, a chave de duplas também será definida entre as duas principais parcerias da competição, os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz e o britânico Lloyd Glasspool e o holandês Jean-Julien Rojer.
Nas semifinais, os alemães contaram com a desistência dos australianos Max Purcell e Jordan Thompson, enquanto Glasspool e Rojer venceram o indiano Yuki Bhambri e o holandês Robin Haase por 6/3, 6/7 (5) e 11-9.
* AFP