A bielorrussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, derrotou sua compatriota Victoria Azarenka (23ª) neste sábado (6) para se classificar à final do WTA 500 de Brisbane, na qual irá enfrentar a cazaque Elena Rybakina (4ª), que bateu a tcheca Linda Noskova (40ª).
Sem dar espaço para surpresas, as duas principais cabeças de chave do torneio ficarão frente a frente na decisão de domingo: Sabalenka se impôs em dois sets sobre Azarenka, com parciais de 6/2 e 6/4, e Rybakina também não teve dificuldades para avançar (6/3 e 6/2).
O jogo entre as duas será uma reedição da final do Aberto da Austrália de 2023, vencida pela bielorrussa, exatamente uma semana antes do início do primeiro Grand Slam do ano na temporada 2024. Ambas já se enfrentaram em sete ocasiões no circuito, com clara vantagem para Sabalenka, que tem cinco vitórias no confronto.
Em sua semifinal a bielorrussa conseguiu dez aces e salvou três break points.
—Nós duas sacamos muito bem. Jogamos um tênis muito agressivo. Acho que esse é o motivo pelo qual nossos jogos são tão equilibrados — disse Sabalenka após a partida, ao se referir a Azarenka.
Na outra semifinal, Rybakina, campeã de Wimbledon em 2022, fechou o jogo contra Noskova em 63 minutos.
—Não esperava jogar tão bem esta semana. É um início de ano incrível para mim —disse a cazaque, que esteve lesionada antes de chegar a Brisbane.
Kichenok e Ostapenko levam título de duplas
Ainda neste sábado foi disputada a decisão da chave de duplas e a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko ficaram com o título ao derrotarem belga Greet Minnen e a britânica Heather Watson por 7/5 e 6/2. Este foi o terceiro troféu da parceria em seis finais disputadas desde 2022.
* AFP