Os primeiros episódios animadores do retorno de Rafael Nadal às quadras, após um ano recuperando-se de lesão, foram sucedidos por frustração e dúvidas, a principal delas quanto à participação do ex-número 1 do mundo no Aberto da Austrália. Após vencer suas duas primeiras partidas do ATP 250 de Brisbane, o espanhol de 37 anos foi eliminado por Jordan Thompson nas quartas de final, em jogo que durou 3h30 e no qual sentiu dores na coxa, perto do quadril, local do problema que o tirou de combate por praticamente toda a temporada 2023. Agora, não sabe se terá condições de jogar o Major australiano.
—Eu espero ter a chance de praticar na próxima semana e conseguir jogar em Melbourne (cidade sede do Aberto da Austrália). Honestamente, eu não tenho 100% de certeza de nada neste momento— afirmou Nadal, que se lesionou justamente durante a última edição do Grand Slam oceânico, em derrota para o americano Mackeinze McDonald ainda na segunda rodada.
Embora inseguro, o espanhol tentou mostrar esperança e disse acreditar que as dores sentidas nesta sexta podem ser consequência de fadiga muscular, sem relação com a lesão que o levou à mesa de cirurgia no ano passado .
— Muitas coisas podem estar acontecendo em um corpo como o meu depois de um ano sem jogar tênis. Então, espero que seja apenas isso, apenas um músculo sobrecarregado. Se for este o caso, perfeito— disse o vencedor de 22 anos torneios do Grand Slam.
—A dor foi em um lugar muito semelhante ao do acontecimento no ano passado, mas foi diferente. Não foi o mesmo que no ano passado porque o que acontece daquela vez é que eu senti algo de forma drástica, imediatamente. Hoje, eu não senti nada assim. O problema é que o lugar é o mesmo, isso deixa você um pouco assustado— completou.
A disputa da chave principal do Aberto da Austrália começa daqui a pouco mais de uma semana, dia 14. Neste domingo, dia 7, já se iniciam os duelos pelas qualis.