A boa campanha da brasileira Laura Pigossi na chave de duplas do WTA 125 de Canberra, na Austrália, foi encerrada nesta sexta-feira (5) com uma derrota nas semifinais. Ao lado da filipina Alexandra Eala, a paulista perdeu para as australianas Kaylah McPhee e Astra Sharma em sets diretos, parciais de 7/6 (1) e 6/3, após 1h29min de partida.
Com o desempenho da semana, a medalhista de bronze nas duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e ouro em simples e duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023 garantiu 49 pontos na classificação da WTA. Atualmente, ela ocupa o 305º lugar entre as duplistas.
Na disputa do título, McPhee e Sharma irão enfrentar a eslovena Veronika Erjavec e a letã Darja Semenistaja, que passaram por outra dupla australiana, Alana Parnaby e Ivana Popovic, com parciais de 7/5 e 7/6 (5).
Laura Pigossi disputará na próxima semana a chave qualificatória do Aberto da Austrália. Atual número 112 do mundo, ela não conseguiu vaga direta no primeiro Grand Slam do ano e, por isso, precisará superar esta fase para jogar o terceiro Major de sua carreira.
Em 2023, ela venceu as duas primeiras rodadas do quali, mas perdeu o duelo decisivo contra a holandesa Arianne Hartono. Porém, acabou sendo beneficiada por desistências e entrou no quadro principal como "lucky-loser". Porém, sua sorte parou na estreia diante da norte-americana Caty McNally.