Medalha de bronze em duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Laura Pigossi viveu em Santiago, uma das melhores, senão a melhor semana de sua carreira. A paulista de 29 anos levará na bagagem duas medalhas de ouro, de simples e duplas, e a vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Neste domingo (29), na final de simples, ela superou a argentina Lourdes Carle por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/3, em 1h41min de partida e se tornou a terceira brasileira a se sagrar campeã pan-americana. Antes, Maria Esther Bueno (São Paulo-1963) e Gisele Miró (Indianápolis-1987) tinham conquistado o ouro no Pan.
Laura dominou a adversária e terminou o duelo com 45% dos pontos ganhos devolvendo o saque de Carle, que teve seu serviço quebrado em três oportunidades na partida. Já a brasileira não teve nenhum break contra.
A vitória de Pigossi coroou um excepcional final de semana para o tênis brasileiro. No Pan de Santiago, foram três ouros, uma prata e um bronze. Na China, Bia Haddad Maia venceu o WTA Elite Trophy em simples e duplas e também se classificou para Paris.