O argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pelo prêmio Fifa The Best. O atleta não compareceu ao evento realizado em Londres, nesta segunda-feira (15).
Marta, rainha do futebol brasileiro e do mundo, foi homenageada pelo evento e carregará um troféu com seu nome. A partir de 2024, a autora do gol mais bonito do futebol feminino receberá o "Prêmio Marta".
Na categoria feminina, Aitana Bonmatí, do Barcelona e da Espanha, foi eleita a melhor jogadora do mundo. A atleta foi campeã da Copa do Mundo 2023.
A Seleção Brasileira levou o prêmio de Fair Play, liderado por Vini Jr., pela luta contra o racismo no futebol espanhol. Na sequência, o Fifa The Best homenageou Zagallo, morto recentemente. Bobby Charlton e Franz Beckenbauer também foram lembrados pela premiação.
Premiações do Fifa The Best
Seleção do ano do Fifa The Best
Com o brasileiro Vinicius Junior, a seleção do ano FIFPro masculina foi anunciada predominantemente com jogadores de Manchester City e Real Madrid. Apenas Mbappé e Messi são de equipes diferentes.
O time masculino: Courtois (Real Madrid); Walker, Stones e Rúben Dias (City); Bellingham (Real Madrid), Bernardo Silva e De Bruyne (City); Mbappé (PSG), Messi (PSG/Inter Miami), Vini Jr. (Real Madrid) e Haaland (City).
Já a seleção feminina ficou com a seguinte escalação: Mary Earps (United); Lucy Bronze (Barcelona), Alex Greenwood (City), Olga Carmona (Real Madrid); Ella Toone (United), Aitana Bonmati e Keira Walsh (Barcelona); Lauren James e Sam Kerr (Chelsea), Alex Morgan (San Diego Wave) e Alessia Russo (United/Arsenal).
Melhor goleiro e goleira
O brasileiro Éderson, do Manchester City, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele venceu a disputa contra o marroquino Bounou, do Al-Hilal, e Courtois, do Real Madrid.
Mary Earps, do Manchester United, foi eleita a melhor goleira. A inglesa também venceu o prêmio de melhor guarda-redes da Copa Feminina de 2023.
Melhor técnico e técnica
Pep Guardiola, do Manchester City, foi eleito o melhor técnico. A disputa foi contra Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atualmente na seleção italiana.
Sarina Wiegman, técnica da seleção inglesa feminina, foi eleita a melhor treinadora do planeta. É a quarta vez consecutiva que a holandesa leva o prêmio para casa.
Prêmio Puskas
O brasileiro Guilherme Madruga, de 23 anos, recebeu o Prêmio Puskás no palco do Fifa The Best 2023. O jogador recém-contratado pelo Cuiabá marcou a pintura no jogo entre Novorizontino x Botafogo-SP, pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão. O atleta atuava pelo clube visitante na ocasião.