A eslovaca Renáta Jamrichová conquistou neste sábado (27) o título feminino júnior do Aberto da Austrália. Na decisão, a tenista de 16 anos superou a local Emerson Jones, um ano mais nova, por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/1 em 61 minutos de partida na Rod Laver Arena.
Com apoio do público, Jones foi a primeira australiana a disputar a final do torneio júnior desde Jessica Moore em 2008 e tentava quebrar um tabu que perdura desde 1995, quando Siobhan Drake-Brockman foi a última tenista da casa a se sagrar campeã.
Principal favorita ao título, Jamrichová cedeu apenas um set em toda a competição, na semifinal diante da japonesa Ena Koike, A canhota comemorou sua segunda conquista em um Grand Slam, já que em 2023 venceu a chave de duplas na Austrália, com a italiana Federica Urgesi.
Com um saque confiável, a eslovaca marcou seis aces na decisão e venceu 79% dos pontos jogados com o primeiro serviço, aliado a uma boa movimentação pela quadra. Com um forehand de esquerda forte, a número 3 do ranking mundial juvenil marcou 15 winners (bolas vencedoras) contra 11 de Jones, que cometeu 27 erros não forçados contra 17 da campeã.
Renáta Jamrichová tem como inspiração a compatriota Daniela Hantuchová, campeã de sete títulos no circuito da WTA e que chegou ao número 5 do mundo em janeiro de 2003. A ex-jogadora ainda tem todos os títulos de Grand Slam em duplas mistas e venceu a FedCup e a Copa Hopman.
—No começo eu estava muito nervosa por causa da torcida e da Rod Laver Arena, mas depois disse a mim mesma: "Seja feliz em quadra e aproveite cada ponto" — comentou a eslovaca, que aos poucos começa a participar de torneios na categoria profissional.
Americanas ficam com o título de duplas
Na final de duplas da chave júnior do Australian Open, as norte-americanas Tyra Grant e Iva Jovic ficaram com o título ao derrotarem a parceria da tcheca Julie Paštiková e da alemã Julia Stusek por 6/3 e 6/1.
Tyra Grant tem 15 anos e nasceu em Bologna, na Itália, e é filha da ex-modelo italiana Cinzia Giovinco e do ex-jogador de basquete Tyrone Grant, americano que atuou na liga daquele país por uma década. Em 2023, ela foi campeã júnior de duplas de Roland Garros, com a compatriota Clervie Ngounoue.
Iva Jovic, 16, ganhou seu primeiro Grand Slam. Em 2023 ao lado de Grant, fez parte da equipe dos Estados Unidos que conquistou a edição júnior da Billie Jean King Cup.