Douglas Costa será jogador do Fluminense na temporada de 2024, de acordo com informações do portal ge.globo. Após ter ida encaminhada para a Turquia — ele estava acertado com o Samsunspor e faria exames médicos nesta semana para assinar o contrato —, o jogador foi convencido pelo técnico Fernando Diniz e pelo diretor de planejamento Fred a defender o Tricolor carioca. Foram eles que conduziram a negociação.
O contrato será de um ano e meio e terá cláusulas de produtividade. Douglas Costa também aceitou reduzir a sua pedida salarial para se enquadrar nos moldes do clube. O jogador tinha o desejo de retornar ao Brasil, onde atuou por duas vezes com a camisa do Grêmio. O Tricolor gaúcho, por sua vez, não fez proposta pelo retorno do atacante para esta temporada.
De acordo com pessoas ligadas a Douglas Costa, dois fatores convenceram o jogador a defender o Fluminense: a conversa com Fernando Diniz e Fred, que o fizeram mudar de opinião sobre ir para a Europa; e o fato de o Tricolor carioca disputar três competições internacionais em breve (a Recopa e a Libertadores em 2024, e o Super Mundial em 2025).