A Alemanha é a segunda campeã da história da United Cup, torneio por equipes mistas que desde o ano passado substitui a tradicional Hopman Cup no calendário do tênis. A competição marca a abertura da temporada e contou com a participação de 18 países.
Na decisão realizada neste domingo (7), em Sydney, na Austrália, os alemães derrotaram a Polônia por 2 a 1, de virada, após uma emocionante disputa nas duplas mistas entre Alexander Zverev e Laura Siegemund e Hubert Hurkacz e Iga Swiatek.
O confronto foi aberto com a disputa feminina de simples e Swiatek, número 1 do mundo, não deu chances para Angelique Kerber, que em 2016 ocupou a primeira posição na classificação da WTA. Com parciais de 6/3 e 6/0, em 70 minutos, a tenista de 22 anos se impôs à rival 13 anos mais velha e que não disputava um torneio desde Wimbledon-2022, quando parou de jogar para dar à luz a Liana, sua primeira filha.
Logo depois, Hubert Hurkacz teve a chance de definir o título para a Polônia, mas perdeu dois match-points e sofreu a virada de Alexander Zverev por 6/7 (3), 7/6 (6) e 6/4 em 3 horas de partida, o que levou à decisão para o duelo das duplas.
No confronto das mistas, Zverev e Siegemund começaram melhor e com uma quebra de saque no terceiro game, conquistaram a vantagem necessária para marcar 6/4 e levar o set inicial.
Mas Hurkacz e Swiatek demonstraram poder de reação logo na abertura da segunda parcial e com um break confirmado marcaram 2 a 0. E a partir deste momento, os quatro jogadores passaram a ter dificuldades para confirmar o saque, com mais duas quebras para cada lado, sendo a última no 12º game, definindo o 7/5 para a parceria polonesa.
O título foi definido no match tie-break e a dupla da Alemanha se impôs desde o primeiro ponto, quando Hurkacz sacou. Com uma nova quebra no serviço de Swiatek, os alemães marcaram 4 a 1. A número 1 do mundo seria quebrada ainda em 9 a 4, para logo depois Zverev e Siegemund confirmarem a vitória em 10 a 4.
A equipe alemã no torneio foi formada por Alexander Zverev, Angelique Kerber, Laura Siegemund, Maximilian Merterer, Tatjana Maria, Kai Wehnelt e o capitão Torben Beltz.
Confira a campanha da Alemanha na United Cup:
2 x 1 Itália
1 x 2 França
2 x 1 Grécia
2 x 1 Austrália
2 x 1 Polônia