A cazaque Elena Rybakina, número quatro do mundo, garantiu na madrugada deste domingo (7) o título do WTA 500 de Brisbane ao "atropelar" a bielorrussa Aryna Sabalenka por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/3, em apenas 1 hora e 10 minutos de confronto.
O confronto foi o oitavo entre as duas jogadoras, o quarto desde a final do Aberto da Austrália do ano passado, vencida por Sabalenka.
— Apesar do resultado, é difícil jogar contra você (Sabalenka). Brigamos na quadra e acho que está tudo bem. Desta maneira melhoramos ambos e espero que isso continue— disse a tenista nascida em Moscou, na Rússia, mas que desde 2018 representa o Cazaquistão.
Aos 24 anos, Rybakina chega ao sexto título da carreira profissional no circuito, o primeiro desde maio do ano passado, quando foi campeã do WTA 1.000 de Roma.
No primeiro set, a cazaque começou em um ritmo intenso. Ela logo confirmou seus serviços e chegou a abrir uma vantagem de 5 a 0. Na única chance que Sabalenka teve de vencer um game, ela acabou cometendo dupla falta. Na sequência, a número quatro do mundo não teve dificuldades em fechar a parcial com um 6/0.
Depois do apagão, Sabalenka voltou para o segundo set mais concentrada. No entanto, a Rybakina confirmou logo o seu saque e já abriu uma vantagem de 2 a 0 ao quebrar o serviço da sua adversária. Após finalmente conseguir definir um game, a tenista de Belarus pediu atendimento médico para tratar de um problema na coxa esquerda.
Dominante em quadra, a cazaque abriu 4/1 no segundo set e depois só administrou a vantagem para fechar a segunda parcial em 6/3 e garantir o título do torneio.