A 43ª edição do Efipan teve o Argentinos Juniors como campeão de uma das principais competições de base do Brasil. O time da Argentina venceu o Defensor-URU na grande decisão pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Alan Alcaraz, duas vezes, e Lisandro Zacaria. O primeiro foi o artilheiro do torneio sub-14.
A campanha da equipe que revelou Maradona foi quase perfeita. Do dia 17 de janeiro até o último domingo (28), foram sete vitórias, um empate e apenas uma derrota — para o Talleres-ARG na fase de grupos.
Entre os gaúchos, o melhor desempenho foi do Inter. A equipe de Porto Alegre caiu nas semifinais, depois de perder para o finalista uruguaio nos pênaltis. Depois da fase de grupos, ainda eliminou o Alianza Lima-PER nas quartas de final. O Colorado ficou com a terceira posição, ao bater o Olimpia-PAR nas penalidades após empate em 1 a 1 no tempo normal.
O Grêmio foi eliminado nas quartas de final. Depois da quarta melhor campanha na fase inicial, o Tricolor perdeu para o Olimpia por 2 a 0 e deixou a competição precocemente. A equipe era a atual campeã do torneio de base.
Foram 315 atletas, de até 15 anos, representando suas equipes na disputa do torneio que reuniu 12 clubes da América do Sul, com seis países sendo representados. Craques do futebol mundial como Ronaldinho, Messi e Neymar já disputaram o Encontro de Futebol Infantil Pan Americano (Efipan).