Na noite desta terça-feira (5), o repórter e apresentador Zé Alberto Andrade, de GZH, foi agraciado com o prêmio José Mendes, que presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional. O jornalista recebeu o prêmio por apresentar o Galpão da Gaúcha, programa da Rádio Gaúcha, que vai ao ar nas manhãs de domingo.
— Eu sou um jovem apresentador de programa regionalista, comecei efetivamente há um ano e nunca me preparei pra isso. Sempre fui fã de programas assim no rádio, mas jamais imaginei que eu ia fazer um programa que tanto acompanhei com ídolos meus. O que estou fazendo é repetir esses tantos ídolos que tive, seja aqui na Gaúcha mas também fora, que acompanhei desde pequeno — disse, orgulhoso, o jornalista ao ser questionado sobre a importância do Prêmio.
Ele ainda completou dizendo:
— Também vejo como uma realização pessoal, pois tenho isso na minha índole, na minha origem, nos meus ancestrais no interior ligados ao campo e à tradição gaúcha.
A cerimônia ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na ocasião, também ocorreu a entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira — em homenagem ao cantor Teixeirinha — que busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.
Júri
A premiação contou com os jurados Isabel Larian, Vitor Hugo, Leôncio Severo, Márcia Bernadete Lima Teixeira dos Santos e Rodrigo Lentino.