O Brasil perdeu para a Polônia por 3 a 0 e está eliminado da United Cup, torneio por equipes que está sendo disputado na Austrália. Neste sábado (30), o time brasileiro não teve forças para superar a equipe europeia e sofreu a segunda derrota, após a estreia diante da Espanha.
Na primeira partida do dia, havia uma grande expectativa para o duelo entre a paulista Bia Haddad Maia, número 11 da WTA, e Iga Swiatek, líder do ranking. As duas haviam se enfrentado em duas oportunidades, com uma vitória para cada lado, com a polonesa levando a melhor na última, na semifinal de Roland Garros deste ano.
Mas com um aproveitamento de saque abaixo dos 50%, Bia foi amplamente dominada por uma agressiva Swiatek, que abriu a temporada 2024 com fácil vitória por duplo 6/2.
Com a derrota de sua principal jogadora, o Brasil necessitava que Thiago Wil derrotasse Hubert Hurkacz, nono na classificação da ATP. E o paranaense de 23 anos começou bem o jogo. Após perder o saque no segundo game, ele deu o troco em 1-2 e conseguiu levar a disputa para o tie-break, onde foi superior e fez 7 a 4, com uma ótima postura tática.
Mas Hurkacz conseguiu se recuperar e com um saque agressivo foi minando o brasileiro, que ocupa a 79ª posição no ranking. Após marcar 6/2 no segundo set, ele fez 6/3 no terceiro e garantiu a virada e a vitória polonesa no confronto.
A série foi encerrado com o confronto de duplas mistas. E mais uma vez o mineiro Marcelo Melo e Bia Haddad Maia foram superados. Com parciais de 6/4 e 6/3, eles caíram para Swiatek e Hurkacz.
Como havia perdido para a Espanha por 2 a 1, o Brasil se despediu do torneio apenas com o triunfo de Bia sobre Sara Torribes Tormo.
Em outros confrontos do dia, a Grã-Bretanha fez 2 a 1 na Austrália e a Alemanha bateu a Itália pelo mesmo placar.